PARANÁ
Com apoio do Estado, Ivaiporã constrói novo espaço de eventos e retoma a Expovale
Publicado em
14 de novembro de 2023por
Itajuba TadeuO Parque de Exposições de Ivaiporã, na região do Vale do Ivaí, foi inaugurado nesta terça-feira (14) com a retomada da Expovale – Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí, que não acontecia desde 2011, quando o antigo espaço foi desativado para esta atividade. A nova estrutura foi levantada com o apoio do Governo do Estado, que destinou R$ 5,4 milhões para o município investir na construção da estrutura.
A 19ª edição da Expovale vai se estender até domingo (19). Para o evento, foi montada uma fazendinha, espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), para demonstração de culturas agrícolas e atividades rurais. Também há locais para apresentações artísticas, eventos técnicos, barracões industriais, galpões para animais e locais de leilões, provas e julgamentos.
O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, destacou o investimento do governo estadual para a conclusão do parque de exposições. “Ajudou a colocar o parque em pé”, afirmou. Os R$ 5,4 milhões foram repassado via Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades. O empreendimento ocupa área total de 160 mil metros quadrados e fica às margens da PR-466 e da Estrada Ouro Verde.
“Já está muito bonito, mas o paisagismo e a estrutura física tendem a ganhar mais ações para ficar cada vez mais aprazível e manter essa tradição de boas feiras”, disse o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento, Norberto Ortigara. Só em paisagismo, já foram plantadas 260 araucárias no entorno do parque. “Tão importante quanto a realização da Expovale é a ocupação do espaço durante o ano todo para formação de agricultores e estudantes em um ambiente de inovação”, afirmou Ortigara.
A primeira atividade no novo espaço foi uma reunião de Ortigara com representantes dos 29 municípios que compõem o Território do Vale do Ivaí, além de agricultores, estudantes e profissionais da agropecuária. Ortigara falou sobre a produção agropecuária paranaense, que está entre as melhores do Brasil e é bastante respeitada em todo mundo.
“Pelo fato de a agricultura ser o principalmente negócio do Paraná e do Brasil precisamos fazer de tudo para continuar evoluindo, com padrões mais elevados de desempenho, não descuidando do solo, da água, do jeito correto de fazer agricultura com sustentabilidade para perpetuar a capacidade de produzir sempre”, afirmou.
CAMINHOS DO IVAI – O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, reforçou a importância do uso contínuo das dependências do parque de exposições tanto para que os produtores mantenham contato com fornecedores quanto como centro de formação. “Queremos ser parceiros e ajudar a criar um calendário para que o agricultor aprenda o ano inteiro”, disse.
Na exposição, nesta terça-feira também foi apresentado o projeto Caminhos do Ivaí, que vai reunir caminhada, cavalgada e ciclismo, inicialmente percorrendo os municípios de Grandes Rios, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Faxinal, Ariranha do Ivaí e Lidianópolis. Nessas localidades foram mapeadas propriedades rurais e pontos para atrair turistas. Novos municípios devem se integrar ao circuito que terá a primeira largada em 27 de fevereiro de 2024.
GOVERNO NA EXPOVALE – A 19ª Expovale terá um conjunto de ações educativas, ofertadas por órgãos da Secretaria de Estado da Agricultura. O objetivo é mostrar para os produtores visitantes o potencial de negócio de algumas cadeias produtivas, alternativas para agregação de valor aos produtos que têm origem na agricultura familiar e a viabilidade da atividade do turismo rural.
“O IDR-Paraná é parceiro na realização deste trabalho. Toda a equipe de profissionais do Instituto está aqui presente para atender os produtores, tirar dúvidas e ainda pegar o contato deste visitante para, na sequência, reforçar o atendimento através de visitas técnicas ou mesmo chamando para a participação em outros eventos de capacitação programados pelo próprio IDR-Paraná”, explicou a gerente regional de extensão rural em Ivaiporã, Alini Taichi Machado.
O trabalho de orientação técnica será realizado através de oficinas e organização de unidades didáticas na Fazendinha. Um dos destaques é o espaço ocupado pelos profissionais do projeto Agroecologia para explicar como o produtor pode acessar os benefícios do programa Paraná Mais Orgânico, fazer a certificação de sua produção de alimentos orgânicos e apresentar tecnologias hoje disponíveis para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
Os extensionistas do projeto Turismo Rural devem mostrar as opções turísticas do Vale do Ivaí, como o Caminhos do Ivaí, Caminho Jesus das Santas Chagas, de Ivaiporã, Propriedades com Turismo Rural da região e Caminhadas na Natureza, além de outras potencialidades e oportunidades de investimento na área como as Rotas do Queijo, da Lavanda e dos Orgânicos.
Na Fazendinha, o visitante poderá, ainda, conhecer as cultivares e materiais vegetativos de frutíferas, de café e de grãos desenvolvidos pelo IDR-Paraná, e que são boas opções para exploração na região; as tecnologias disponíveis para o aperfeiçoamento técnico da bovinocultura de leite, com destaque para o protocolo de manejo das bezerras, cuidados para produção de um leite com qualidade e manejo reprodutivo; alternativas para o investimento em processos de transformação dos alimentos; e o espaço do café, com abordagem para a produção de grãos com qualidade especial e apresentação do trabalho feito pelas Mulheres do Café do Vale do Ivaí.
Os técnicos do IDR-Paraná estão, ainda, na organização e coordenação do fórum de bioinsumos e dos encontros regionais de sericicultores, produtores de leite, agroecologia, mulheres rurais e piscicultura. Todos os eventos têm parceria com a prefeitura de Ivaiporã e outras instituições de representação dos produtores rurais.
PRESENÇAS – Também participaram Vitória Montenegro Holzmann, chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Ivaiporã e coordenadora do Território do Vale do Ivaí; o prefeito de Rosário de Ivaí, Pedro Taborda; os chefes dos núcleos regionais da Seab em Campo Mourão, João Ricardo Rissardo, e em Apucarana, Cristovon Videira Ripol; as gerentes da Adapar em Ivaiporã, Maria Andreola, e em Apucarana, Cecília de Aquino Ribeiro; os gerentes regionais do IDR-Paraná em Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros, e em Apucarana, Paulo Eduardo Sipoli; a coordenadora estadual de turismo rural do IDR-Paraná, Terezinha Busanello Freire; e o secretário de Agricultura de Ivaiporã, Carlos Cezar Barra.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com Patrulha Rural da PMPR, número de roubos no campo cai 34,6% em três anos no Paraná
Published
23 minutos agoon
7 de abril de 2025By

O Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), registrou uma queda de crimes nas regiões rurais do Estado entre 2024 e 2022, começo da ação. Os dados foram mapeados, analisados pela Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária e apresentados nesta segunda-feira (7).
O programa promove operações policiais, visitas comunitárias, cadastros de propriedades, vistorias preventivas, promoção de integração comunitária, orientações diárias, prisões e apreensões. Ele também auxilia na composição e incentivo à criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Rural, e integração e ações de engajamento comunitário junto aos sindicatos e sociedades rurais.
Os resultados são positivos nos principais indicadores. O número de homicídios caiu 34,7% na comparação com 2022. Foram 156 casos em 2024, contra 182 em 2023 e 239 em 2022.
Os crimes patrimoniais também estão ocorrendo com menos frequência. Foram 502 casos de roubos em 2022 em ambientes rurais, contra 468 em 2023 e 328 ocorrências em 2024, uma queda de 34,6%. A quantidade de furtos no campo também acompanhou a tendência: foram com 5.904 ocorrências em 2022, 4.861 em 2023 e 3.829 casos registrados em 2024, queda de 35%.
Além disso, as ocorrências de furtos/roubos de insumos agrícolas tiveram uma redução de 68%, com 46 casos neste último ano, em comparação com os 148 registros de 2022. Em 2023 foram 139 ocorrências. Os dados de furtos/roubos de animais de criação, como vacas, porcos e galinhas, apontam uma redução de 57,7%: 1.984 casos em 2022, 1.211 em 2023 e 838 em 2024.
Os furtos e roubos de veículos em ambiente rural registraram queda de 7,8% e 32%, respectivamente, entre 2022 e 2024. Foram 241 casos de furto de veículos em ambiente rural em 2022, 231 em 2023 e 222 em 2024. Já em relação a casos de roubo de veículos, foram 216 casos em 2022, 223 em 2023 e 145 em 2024.
- Polícia Científica terá novos comparadores balísticos em Cascavel e Ponta Grossa
- Corpo de Bombeiros do Paraná adere pacto da ONU e poderá atuar em enchentes pelo mundo
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que o Patrulha Rural Comunitária 4.0 é resultado de uma estratégia integrada de proteção às famílias do campo, e que os resultados estão conectados com a queda dos indicadores também nos ambientes urbanos. “A presença da Polícia Militar nas áreas rurais do Paraná é permanente e qualificada. Estamos falando de um modelo que une tecnologia, prevenção e proximidade com a comunidade, e que tem mostrado resultados concretos na redução da criminalidade”, afirmou.
Na sexta-feira (4), a diretoria da ExpoLondrina homenageou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Militar do Paraná pelo trabalho realizado em prol das comunidades ruais.
“Os resultados evidenciam que as ações de proximidade entre Polícia Militar e comunidade surtem efeito na prática. O programa tem avançado no sentido de promover essa integração junto à comunidade, com milhares de propriedades rurais cadastradas pelas equipes. No momento desse cadastro, é feita uma vistoria técnica da propriedade para auxiliar o produtor e evitar que ele seja uma vítima em potencial no campo”, ressaltou o chefe da Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária, capitão Íncare Correa de Jesus.
No braço orientativo do programa, foram instaladas 16.328 placas orientativas nos três anos da operação, sendo 9.839 somente em 2024. Além disso, foram realizadas 21.756 visitas preventivas, sendo 12.231 neste último ano. A PMPR também elaborou uma cartilha junto com a Faep/Senar com orientações aos produtores rurais sobre como aumentar a segurança nas propriedades rurais. Entre os assuntos do documento estão mudanças comportamentais, estruturais, nas edificações, cercados e iluminação dos moradores de áreas mais distantes de centros urbanos.
Fonte: Governo PR

Setor da carne bovina mantém otimismo apesar de incertezas externas

Região de Cascavel reúne 22% de todas as 22,2 mil vagas de emprego disponíveis no Paraná

Com Patrulha Rural da PMPR, número de roubos no campo cai 34,6% em três anos no Paraná

Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro

Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
PARANÁ


Com Patrulha Rural da PMPR, número de roubos no campo cai 34,6% em três anos no Paraná
O Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), registrou uma queda de crimes nas regiões rurais...


Região de Cascavel reúne 22% de todas as 22,2 mil vagas de emprego disponíveis no Paraná
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a segunda semana de abril com a oferta de 22.218...


Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina
O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma...
POLÍCIA


PCPR apreende facas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Jataizinho
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP), apreendeu três facas e uma...


PCPR cumpre bloqueio de R$ 3 milhões em bens de grupo ligado ao tráfico
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens móveis e...


PCPR e GCM prendem mulher por tentativa de feminicídio em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu em flagrante uma mulher por...
ENTRETENIMENTO


Elaine Mickely e Cesar Filho comemoram 25 anos de casados em praia: ‘Elo perfeito’
Elaine Mickely, de 44 anos, e Cesar Filho, de 64 anos, estão em clima de lua de mel! O casal...


Mari Gonzalez, Bell Marques e a família dele visitam mesquita: ‘Vestimentas tradicionais’
Mari Gonzalez, de 31 anos, conheceu um novo ponto turístico durante a viagem que está fazendo com a família do...


Poliana Rocha homenageia Virginia Fonseca em dia de aniversário e declara: ‘Uma filha’
Poliana Rocha, de 48 anos, homenageou a nora, Virginia Fonseca, que completa 26 anos neste domingo (6), com uma linda...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ7 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição