NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, hospital de Cascavel é habilitado para transplante de rim

Publicado em

O Ministério da Saúde (MS) publicou nesta quarta-feira (6) a portaria de habilitação para que o Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan) possa realizar transplante de rim. A proposta teve articulação e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e foi autorizada e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), recebendo parecer favorável do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A unidade já é referência na região para os transplantes de fígado e medula.

Anteriormente, o serviço era prestado pelo Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, que encerrou as atividades em outubro do ano passado. “Nos empenhamos para que esse processo fosse efetivado o mais breve possível. O grande objetivo da atual gestão do governo estadual é levar atendimento de qualidade para perto do usuário do SUS. A implantação deste serviço no Uopeccan, além de salvar vidas, representa uma importante contribuição para a regionalização da saúde no Estado”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  Nota Paraná libera mais de R$ 35 milhões em créditos nesta segunda-feira

Atualmente, 1.925 pacientes aguardam na fila por um transplante de rim no Paraná. No ano passado, o Sistema Estadual de Transplantes (SET) registrou 471 procedimentos realizados, sendo 21 na macrorregional de Cascavel – feitos pelo Hospital Nossa Senhora de Salete, que só parou de funcionar em outubro, e pela Policlínica de Pato Branco. Neste ano, até o mês de agosto, 318 transplantes foram efetivados em todo Estado, sendo 15 na macrorregional Oeste.

“Esperamos que com a habilitação da unidade e o número de procedimentos ampliados, ocorra a queda no número de pacientes que aguardam pelo procedimento. Seguimos trabalhando para que os usuários que necessitam do transplante possam realizar no menor tempo possível e com toda excelência do serviço prestado em todo Paraná”, afirmou o secretário.

SISTEMA ESTADUAL – Atualmente, 1.925 pacientes aguardam na fila por um transplante de rim no Paraná. No ano passado, o Sistema Estadual de Transplantes (SET) registrou 471 procedimentos realizados, sendo 21 na macrorregional de Cascavel – feitos pelo Hospital Nossa Senhora de Salete, que só parou de funcionar em outubro, e pela Policlínica de Pato Branco. Neste ano, até o mês de agosto, 318 transplantes foram efetivados em todo Estado, sendo 12 na macrorregional Oeste.

Leia Também:  Problema operacional afeta abastecimento em bairros de Curitiba e Colombo

COMO FUNCIONA – O candidato a transplante de rim é aquele que está fazendo hemodiálise. Ele deve ser encaminhado para uma avaliação em um serviço transplantador tão logo inicie o tratamento dialítico a fim de verificar a necessidade de indicação para transplante. Após essa etapa, tendo a indicação do procedimento, ele será cadastrado na lista de espera no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e aguardará por um doador compatível.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Agentes de crédito da Fomento Paraná debatem ampliação do atendimento no Sudoeste

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Capanema receberá van para transporte de pacientes viabilizada por Adão Litro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA