NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, Festival de Curitiba divulga programação e fomenta o turismo do Paraná

Publicado em

A programação do 33º Festival de Curitiba, evento cultural consolidado no Paraná, que vai promover cerca de 350 espetáculos, em 70 espaços da Capital e Região Metropolitana, foi anunciada nesta quarta-feira (05). Com expectativa de atrair muitos turistas e movimentar grande público, o evento conta com apoio do Governo do Estado e tem, pela primeira vez, o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial, vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) – como um dos apoiadores oficiais.

O Festival de Curitiba acontece entre 24 de março a 6 de abril, reunindo espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, assim como estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e experiências gastronômicas. O Viaje Paraná estará incluso no mobiliário urbano e em demais materiais do festival, divulgando os atrativos e outros destinos turísticos do Estado. Também apoiam o evento a Sanepar, a Copel e a Prefeitura de Curitiba, entre outros.

Em sua última edição, em 2024, o evento registrou um público superior a 200 mil pessoas, além de ter contado com a participação de mais de 2 mil artistas.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, afirma que a programação ajuda a movimentar o turismo e a economia local. “O Festival de Curitiba é um evento consolidado, que movimenta a economia dos municípios e acaba atraindo muitas pessoas de fora, que chegam para acompanhar a programação, ou ainda, para trabalhar no evento. O público ajuda a levar a imagem do Paraná para outros locais”, disse.

“Os grandes artistas que vão se apresentar na Capital também têm um papel fundamental. Eles são promotores do turismo paranaense, graças à força que têm nas redes sociais. Com isso, os hotéis que eles se hospedam, os restaurantes que frequentam e os atrativos que visitam, acabam sendo promovido para um grande público, do Brasil e do Exterior”, completou o diretor-presidente.

Leia Também:  Cobertura vacinal: parceria entre Estado e Ministério da Saúde colhe resultados positivos

A estreia do festival acontece em 24 de março. Para esta edição, estão confirmados grandes artistas como Débora Falabella, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Paulo Betti, Reynaldo Gianecchini, Julia Lemmertz, Gregório Duvivier, Deborah Evelyn, Heloísa Périssé, Marcelo Serrado, Rodrigo Pandolfo, Tainá Müller, Nena Inoue, Rosana Stavis, César Mello, Flávio Bauraqui, Grace Passô e Jessica Teixeira, entre outros.

A venda de ingressos começa nesta quinta-feira (6) no site oficial ou na bilheteria física no Shopping Mueller.

PROMOÇÃO – O Viaje Paraná vai contar com espaços de promoção e divulgação do turismo estadual, um deles localizado no Teatro Guaíra, parte do circuito principal, enquanto outros dois espaços estarão disponíveis em eventos paralelos que fazem parte da programação do festival. O turismo estará presente no Risorama – evento em formato de comedy club com os maiores nomes do humor do país – e no Gastronomix, que une programação de música instrumental, artes cênicas e gastronomia.

O órgão também estará na revista oficial do evento, que compila as principais informações e a programação completa. Em uma página exclusiva dedicada ao turismo do Paraná, os leitores e participantes do festival serão convidados a conhecer os arredores de Curitiba, apostando em atrativos inesquecíveis como o trem que desce a Serra do Mar, o Parque Histórico de Carambeí (Campos Gerais) e demais opções.

Leia Também:  Ceasa de Curitiba doa 12 toneladas de alimentos para União da Vitória e Rio Negro

CULTURA – Dentro do festival acontece também a Mostra Fringe. Com parte de sua programação gratuita e acessível a todos os públicos, serão ocupados teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com aproximadamente 280 espetáculos, produzidos por mais de 1.800 artistas e técnicos de 12 estados do Brasil.

Os participantes são do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e de outros países, como Argentina, Peru, Bolívia e Estados Unidos.

“O Festival de Curitiba é uma celebração vibrante do teatro, da arte e da cultura, levando uma programação diversificada e de qualidade ao público com o compromisso de inovar e proporcionar boas histórias, tendo parte de sua programação gratuita e acessível, buscando a pluralidade e promovendo a arte e a economia de Curitiba e região”, explica o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.

Serviço:

33º Festival de Curitiba

Data: 24/3 a 6/4

Espetáculos gratuitos e ingressos com valores até R$ 85 (mais taxas administrativas)

Vendas: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h)

Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Cobertura vacinal: parceria entre Estado e Ministério da Saúde colhe resultados positivos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ceasa de Curitiba doa 12 toneladas de alimentos para União da Vitória e Rio Negro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA