NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, Connect Week Brasil vai agitar cenário de inovação da Capital em junho

Publicado em

A capital paranaense recebe entre 14 e 23 de junho a segunda edição do Connect Week Brasil, um dos maiores festivais de inovação do País. Este ano, com o tema “Inovação Para Todos”, o evento promete transformar Curitiba em um polo de atividades voltadas ao fomento e desenvolvimento da inovação e tecnologia, além de impulsionar o ecossistema da região por meio da conexão de investidores, empresários, startups e estudantes.

O evento conta com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, e da Prefeitura de Curitiba, juntamente com Universidade Positivo, Sebrae-PR, Assespro-PR e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A expectativa é que nessa segunda edição o festival reúna mais de 100 mil participantes em cerca de 120 eventos. A programação engloba ações em diversas áreas como negócios, tecnologia, empreendedorismo, turismo, ciência, educação, cultura, gastronomia e esporte, além de uma forte participação acadêmica, abrangendo praticamente todas as universidades da Região Metropolitana de Curitiba.

Em sua primeira edição, em junho de 2023, o festival contou com 20 mil pessoas participando de 35 eventos simultâneos, realizados em 100 locais espalhados por Curitiba.

Leia Também:  Terminam no dia 20 de dezembro as inscrições para adquirir casas populares em Ventania

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, explica que a presença do Estado na semana de inovação incluirá participação ativa no Summit, que ocorrerá entre 19 e 21 de junho no Viasoft Experience, dentro do câmpus da Universidade Positivo. “O Governo do Paraná marcará presença com o estande Arena Paraná, com apresentação de projetos de inovação, tecnologia, fomento ao setor produtivo, programas de incentivos para startups, palestras, além de outras ações surpresas de aproximação com a população que estamos preparando”, disse.

O empresário e idealizador do evento, Itamir Viola, afirma que a que o Connect Week tem um papel fundamental na promoção da inovação dentro do ecossistema da cidade. “É um dos maiores movimentos no que diz respeito à criação de oportunidades de negócios, e por meio da colaboração de diversos atores é possível criar um ecossistema mais alinhado e integrado. O festival passou a ser a força motriz do Estado no que tange à inovação, e é um grande movimento que proporciona todo esse resultado”, afirmou.

A programação do Connect Week Brasil encerra no dia 23 de junho com a Corrida da Inovação, que acontece em circuito fechado de 5 km, 10 km e categoria kids, dentro do câmpus da Universidade Positivo.

Leia Também:  Estado lança plataforma interativa sobre riscos de grandes eventos climáticos

NOVIDADES – Dentre as novidades do Connect Week 2024 está a fusão do festival com o Viasoft Connect, o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil. A ideia da fusão é juntar forças, uma vez que entre 2019 e 2023 o Viasoft Connect somou mais de 80 mil visitantes. Em 2024 ele ganha um novo nome e passa a se chamar Connect Week Summit, tornando-se também um dos eventos âncoras do festival de inovação.

A programação do Connect Week Summit conta com cerca de 70 marcas expositoras e mais de 140 palestrantes de diversas temáticas, como agronegócio, health, governança ambiental e social, varejo, tecnologia e inteligência artificial. Ele ocorre entre os dias 19 e 21 de junho no Viasoft Experience, na Universidade Positivo, na Cidade Industrial de Curitiba.

Serviço:

Data: 14 a 23 de junho

Local: Curitiba (diversos locais)

Ingressos AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  DER/PR apresenta projetos da duplicação de rodovia entre Pitanga e Guarapuava

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Terminam no dia 20 de dezembro as inscrições para adquirir casas populares em Ventania

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA