NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

Publicado em

A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria sub 15, vai representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, de 4 a 14 de abril, na Sérvia. A equipe, que tem recebido incentivo financeiro da Sanepar desde 2019, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar para participar das competições que acontecem em Zlatibor, que é uma vila do município de Čajetina.

Os atletas Gabriel Campos e Gabriel Minski, do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, mais o atleta Bruno Fellipe Lopo, de Campo Grande (MS), que passou a integrar a equipe, e o professor e técnico Luiz Fernando Viaro embarcaram nesta quarta-feira (02) para participar do campeonato no continente europeu.

O técnico da equipe afirma que, nos últimos quatro anos, o projeto social de vôlei de praia já beneficiou inúmeras crianças e adolescentes com o acesso ao esporte e com a participação de competições esportivas no município de Dois Vizinhos. “A cidade tem tradição em competições escolares, que é onde os grandes atletas dão os primeiros passos, e o apoio da Sanepar nos últimos anos possibilitou que vários alunos se destacassem no estado e no País”, afirma.

Leia Também:  Projetos em escolas estaduais de Ponta Grossa e Maringá formam novos escritores

Ele diz ainda que graças a empresas como Sanepar é possível atuar e incentivar a formação e estruturação de atletas no município, através das escolinhas de vôlei de praia. Hoje esses atletas estão trilhando uma história de sucesso na carreira esportiva aos 15 anos de idade e agora chegou a vez da equipe representar o Brasil no mundial escolar sub 15 na Sérvia.

“Esta é a primeira viagem internacional e é uma emoção que não tem explicação. Sem dúvida é um momento que marcará para sempre a vida de todos. Nesse evento eles terão uma percepção um pouco diferente de tudo que já viveram”, afirma Luiz Fernando. “Sentir as oportunidades e experiências, ir para um país longe, representar o Brasil, isso tudo é muito grande para aqueles que sonham com a carreira esportiva”.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressalta que o compromisso da Companhia é principalmente com a promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento social da população paranaense. Segundo ele, a Sanepar, muito além de cumprir a lei de incentivo, está inserida diariamente na sociedade e na vida da população das cidades atendidas pelos serviços prestados e com ações e promoções que promovam a saúde, o desenvolvimento físico e intelectual das pessoas.

Leia Também:  Viaduto do Bradesco em São José dos Pinhais chega a 83,18% de execução

“Ver resultados como o da equipe duovizinhense patrocinada pela Sanepar nos mostra que estamos apoiando projetos de sucesso”, destaca.

A diretora-adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, explica que os projetos com solicitações de patrocínio devem cumprir algumas exigências, como estar alinhados à missão, visão, valores e objetivos estratégicos da Companhia. “Os projetos devem incentivar ações vinculadas às políticas públicas do setor de saneamento, à conservação do meio ambiente, valorizar ações culturais, ambientais, esportivas e socioeducativas ou que incentivar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”, afirma.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – Na competição, a equipe vai poder demonstrar o alto nível do voleibol escolar brasileiro ao enfrentar seleções de outros continentes. Na próxima segunda-feira (7), às 7 horas, a disputa será entre Brasil x Chile; no dia 8 (terça-feira), o confronto será entre Brasil e Letônia, a partir das 6 horas; e às 10 horas de quarta-feira (09) Brasil e Benin fecham a primeira fase das competições. As oitavas de final serão realizadas a partir do dia 10.

As informações sobre as competições, desempenho e links das transmissões dos jogos podem ser acompanhadas pela rede social Instagram @voleidepraiadv.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Jogos de Aventura e Natureza começam com competições nacionais e atletas de renome

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Com aporte de R$ 1,3 milhão, Governo entrega tomógrafo e reforma em UBS em Ibiporã

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA