NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio da Copel, dez família cultivarão horta comunitária sob linha de energia em Londrina

Publicado em

A Copel e a prefeitura de Londrina inauguraram nesta terça-feira (25) a horta comunitária do Jardim Lolata, implantada sob uma linha de alta tensão às margens da Avenida Santos Dummont, na região do aeroporto da cidade. A área de 2 mil metros quadrados será cultivada por aproximadamente dez famílias, e é a primeira unidade do Programa Cultivar Energia instalada no Norte do Paraná. As famílias farão trabalho voluntário e a produção será vendida para consumidores locais.

O programa fornece apoio técnico e de segurança para os moradores e funciona em parceria com as prefeituras de cada localidade. O município oferece a assessoria técnica para a agricultura urbana e a Copel é responsável pela cessão de uso da faixa, limpeza da área, instalação de cercas e orientação permanente a respeito da segurança no uso do espaço.

O vice-prefeito João Mendonça comemorou a parceria. “É de grande importância para melhorar a vida da comunidade, não só para levar comida para casa, mas que ajuda também na saúde das pessoas. Conheço gente que se curou na horta, de maus pensamentos, do estresse. A horta proporciona uma vida nova para as pessoas, e essa parceria da Copel é muito boa”, comentou.

O trabalho do grupo de voluntários é coordenado por Celio Tadashi Kimura, que esteve presente na inauguração, já apresentando o fruto do primeiro plantio de hortaliças realizado na horta. Ele afirma que tem atendido encomendas externas, mas que o objetivo é cada vez mais atender os moradores da região no próprio local, de segunda a sábado no início da manhã. “Queremos esse contato com o consumo local, essa integração com o bairro. Temos vários tipos de alface, chicória, almeirão, rúcula, couve, alho-poró, e queremos no futuro produzir legumes também”, disse.

Leia Também:  Copel realiza encontro para profissionais que atuam com projetos elétricos em alta tensão

Ao que tudo indica, essa integração ocorrerá rapidamente, pois bastou a abertura dos portões na inauguração para a horta receber as primeiras visitas espontâneas da vizinhança, curiosa em saber como irá funcionar o atendimento. Naiara Fernanda Santos foi uma das visitantes, com os filhos Davi e Camile, que já saíram com um pé de alface em mãos. Sônia Maria Silva de Oliveira também quis ver de perto a plantação, e aproveitou para levar alface e rúcula.

“Tinha que ter mais ideias assim, isso até incentiva as pessoas a comer, porque dá vontade. Você lembra de quando era criança, é muito bom. A natureza é perfeita”, disse Sônia.

Para o voluntário Roque Lourenço Filho, que iniciou o trabalho no local há uma semana e auxilia regando os canteiros, a vivência na horta também relembra a infância. “Vim da roça e esse projeto é fantástico, estou muito contente. Além de ser muito viável, porque a questão do orgânico é muito necessário hoje em dia”, avaliou.

Leia Também:  Estado apresentará obra do Corredor Metropolitano em audiência pública

O presidente da Comissão Socioambiental da Copel na região, Luciano Bento Dantas, explica que a parceria tem possibilidade de expansão. “Estamos muito felizes porque esta é a primeira horta do Programa Cultivar Energia no Norte do Paraná. Para a Copel é importante porque a gente mantém o espaço embaixo da linha bem cuidado. E temos muitos outros locais para serem utilizados, então estamos buscando novas parcerias”, comentou.

Com o espaço inaugurado nesta terça-feira, já são 14 hortas instaladas, em mais de 40 mil metros quadrados de área, destinados pela Copel Geração e Transmissão e Copel Distribuição, em sete municípios. O novo espaço em Londrina se soma a uma rede de 58 hortas comunitárias e escolares apoiadas pelo Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Serviço:

Horta Cultivar Energia / Agriurbana no Jardim Lolata – Aeroporto

Endereço: Rua Gago Coutinho, s/n, entre as ruas Timóteo e Leonardo da Vinci

Venda de hortaliças para a comunidade, de segunda a sábado no início da manhã

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Copel vai investir R$ 1 bilhão na infraestrutura elétrica da região Oeste nos próximos três anos

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Conselho Nacional dos Secretários da Justiça conhece gestão prisional do Paraná

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA