NOVA AURORA

PARANÁ

Com ajuda do Estado, 183 famílias de Santa Mariana conquistam casa própria

Publicado em

Representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Santa Mariana e do governo federal entregaram nesta segunda-feira (08) as chaves de 183 casas populares a famílias em condição de vulnerabilidade social de Santa Mariana, na região Norte do Paraná. O projeto contou com a assessoria técnica da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e um convênio da Sanepar para a aquisição dos materiais utilizados nas redes de água e esgoto do residencial, o que ajudou a viabilizar a obra e isentar estes custos aos novos proprietários.

Batizado de Residencial Professora Silvana Souza Uzae, o empreendimento recebeu R$ 11,7 milhões de investimento através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), focado em pessoas que pagam aluguel ou residem em imóveis em condição irregular. Os terrenos para a construção das moradias foram doados pela Prefeitura de Santa Mariana, que também realizou obras de terraplanagem no local como contrapartida para a contratação do projeto.

Segundo o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que participou da entrega das chaves, o Governo do Estado está sempre à disposição da União para o firmamento de parcerias que beneficiem a população paranaense. “A política pública do Paraná é focada na qualidade de vida das pessoas. O Estado está aberto para ajudar no que for possível para receber mais recursos que melhorem as condições das pessoas, gerem emprego e ajudem os municípios a se desenvolverem”, afirmou.

Leia Também:  Estado e Federação das Indústrias iniciam elaboração da rota do hidrogênio renovável

“A Secretaria das Cidades têm diversos programas e ações consolidados e está apta a receber apoio e recursos do governo federal, provando que o Paraná está aberto ao diálogo”, acrescentou Pimentel.

De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o órgão estadual tem contribuído com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades nas discussões em torno da regulamentação do novo Minha Casa, Minha Vida. “Já estivemos em Brasília três vezes neste ano conversando com o ministro das Cidades, Jader Filho, e também com a Caixa, que é uma grande parceria do Governo do Estado, para que os programas habitacionais possam continuar acontecendo no Paraná”, disse.

“Vamos construir mais 60 casas aqui em Santa Mariana financiadas pela Caixa Econômica em que o Governo do Estado entrará como parceiro, custeando o valor de entrada dos imóveis através do programa Casa Fácil Paraná”, concluiu Lange.

Leia Também:  Estado e Embrapa reforçam parceria para desenvolver a pesquisa agropecuária no Paraná

PRESENÇAS – Também participaram da entrega o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Piovan Guimarães; os deputados federais Pedro Lupion, Aliel Machado e Gleisi Hoffmann; e os deputados estaduais Tiago Amaral e Arilson Chiorato.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Estado confirma investimento de R$ 2,8 milhões na reforma de pontes na região de Ibaiti

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem oito pessoas ligadas a diversos crimes na região de Umuarama

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA