NOVA AURORA

PARANÁ

Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim

Publicado em

Jovens leitores também se interessam por clássicos e, na estante de autores, são apresentados a um dos mais desafiadores escritores brasileiros: Guimarães Rosa. Este é o tema da reportagem de Francisco Camolezi na edição de junho, número 151, do jornal Cândido, que conversou com Dôra Guimarães e Elisa Almeida, diretoras do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR). A unidade cultural insere jovens na formação permanente em técnicas de contação de histórias e conteúdos sobre a vida e obra do autor.

Na retranca, o repórter ainda traz uma série de depoimentos de jovens Miguilins — assim são chamados os integrantes do grupo — e ex-miguilins. 

Na série especial “Mulheres contra a Ditadura”, o repórter Lucas Daniel traz uma entrevista exclusiva com Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha, jornalista mineira e ex-presa política durante o regime, que hoje é coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Leia Também:  Estado entrega prêmio que reconhece e estimula a produção científica do Paraná

Ainda, na Seção de Entrevista, o Cândido destaca os relatos mais marcantes das falas do jornalista e escritor Edney Silvestre, que conversou com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Luiz Felipe Leprevost, no evento Jornalismo & Literatura, realizado em maio de 2024, no Solar do Rosário, espaço cultural em Curitiba. 

Colaborando com a edição, Guta Stresser, que interpretou no início de carreira “A Polaquinha”, do livro O Vampiro e a Polaquinha, de Dalton Trevisan, publica uma pensata em homenagem aos 99 anos do escritor. No “Especial Nicolau”, o texto “Transparências”, do poeta mexicano Octavio Paz, traduzido por Karin Cristina Beeck no suplemento de agosto/setembro de 1991.

O jornal também traz o ensaio “O conto extraordinário dentro do ordinário de Alice Munro”, de Carlitos Marinho, que reflete sobre como a escritora canadense trabalha o tema da subjetividade feminina em seus textos. Na editoria de fotografia, Anuschka Lemos e Ivan Carlos Vicentin expõem “clicks” das estradas entre Minas Gerais e Ceará, suas fronteiras e seus personagens. A arte da capa desta edição é de Liel Gabino.

Leia Também:  Operação Fumageiras fiscaliza notas fiscais falsas na região de Guarapuava

Serviço:

Jornal Cândido nº 151

Junho de 2024

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 – Centro 

41 3221-4900

@bibliotecapr

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Servidores de Ponta Grossa e região têm novo local para atendimento de saúde

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Operação Fumageiras fiscaliza notas fiscais falsas na região de Guarapuava

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA