NOVA AURORA

PARANÁ

Com ações integradas, Estado e Prefeitura lançam operação de segurança em Maringá

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Maringá lançaram nesta quarta-feira (01), em cerimônia na Praça Catedral, a Operação Integrada I, com participação das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal de Maringá. A operação fará policiamento ostensivo e preventivo para coibir crimes no município. A parceria já foi lançada em Curitiba e vai se expandir para outras cidades.

O trabalho prévio de inteligência desenvolvido pelas forças de segurança vai guiar as ações operacionais, que são orientadas para regiões escolhidas estrategicamente para maximizar os resultados. As atividades iniciaram logo após a abertura e seguem até às 0h.

O secretário Hudson Leôncio Teixeira disse que a operação vai atender as regiões com maior índice de criminalidade, com o objetivo de reduzir esses números. “Em Maringá, daremos continuidade na Operação Integrada que foi lançada em Curitiba, onde as forças de segurança do Estado estão atuando de forma integrada nas áreas com maior necessidade de policiamento ostensivo. Seguimos com o mesmo objetivo para trazer mais segurança à população”, afirmou.

Leia Também:  Reuniões de Comitês de Bacias Hidrográficas discutem ampla pauta nesta semana

Para o prefeito Ulisses Maia, é um momento muito significativo para a segurança pública de Maringá. “O objetivo desta operação é unir todas as forças de segurança para realizar um trabalho importante e extremamente necessário em nossa cidade e para que possamos melhorar cada vez mais os índices de segurança na nossa região”, disse.

“Aqui em Maringá temos uma convergência de ideias, o que nos fornece uma estrutura mais completa para atuar em várias frentes”, completou o secretário de Segurança Municipal, Ivan Quartaroli.

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, reforçou a importância da integração entre as polícias. “Com as demais forças de segurança atuamos de forma coesa e integrada no combate à criminalidade. Operações como essas são uma forma visível e efetiva de demonstrar essa união, que busca diariamente garantir a segurança do povo do Paraná”, disse.

Leia Também:  PCPR cumpre 79 mandados contra grupo suspeito de desviar R$ 3 milhões de prefeituras do Paraná

Segundo o comandante da região da Polícia Militar, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, essa operação possui integração desde as informações na coleta, na distribuição, até o desempenho das funções públicas. “Nossa expectativa em relação a essa operação é grande, pois entendemos que a união das forças e o trabalho em conjunto levam a resultados sempre melhores. Todo o planejamento e estruturação dessa operação foi feita em conjunto com as demais forças de segurança”, disse.

O delegado-chefe da Subdivisão Policial de Maringá, Adão Loureiro Rodrigues, falou sobre a importância de operações integradas. “É uma atuação conjunta entre as forças de segurança para combater a criminalidade aqui em Maringá. A sensação de segurança da população aumenta quando ações como essa acontecem. Então é um importante esse auxílio no combate à criminalidade aqui na região”, arrematou.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  FPV 70 anos: Revolução muda história e coloca federação paranaense entre as melhores do Brasil

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Portos do Paraná sedia evento nacional sobre sustentabilidade no setor portuário no fim do mês

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA