NOVA AURORA

PARANÁ

Com 49 eventos, Jogos de Aventura e Natureza vão agitar o Litoral a partir de domingo

Publicado em

Após passar por Curitiba e Região Metropolitana, a edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) chega à segunda etapa com o Festival de Inverno, que acontece no Litoral do Estado. A partir deste domingo, 7 de julho, e até 9 de agosto, 49 eventos esportivos serão realizados em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.

Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

Em 2023, somadas as etapas Litoral, Corredores das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida. Neste ano, a primeira etapa da Capital e região reuniu mais de 5 mil pessoas nos eventos esportivos.

Nesta segunda, a dos Jogos de Aventura e Natureza – Festival de Inverno, um dos destaques é a 18ª edição do Festival Sul Brasileiro de Pesca, que acontece em Guaratuba, sexta e sábado da semana que vem (12 e 13), na Praça dos Namorados. A competição conta com três categorias: isca artificial, isca livre e caiaques. Confira a programação.

Outras grandes atrações são o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, em Pontal do Paraná; o Campeonato Brasileiro de Surf, em Matinhos, e o Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona, em Paranaguá. Será realizada também outra edição do Festival da Família, no Centro de Eventos Marissol, nos dias 13 e 14 de julho, com aulas de dança, recreação infantil, voo de balão e várias outras atividades e oficinas. O evento é de entretenimento, lazer e diversão para crianças e adultos.

Leia Também:  DER/PR vai doar mais de 250 equipamentos e veículos pesados a prefeituras

“Os Jogos de Aventura e Natureza são mais uma grande ação do Governo do Estado para movimentar o nosso Litoral em um período de inverno”, diz Tiago Campos, diretor de Inovação da SEES. “Em um período de baixa frequência turística, os JANs levarão mais de 5 mil atletas à região, disputando várias modalidades esportivas em terra, ar e água. Isso atrai público. O objetivo é utilizar o esporte como indutor do turismo, da geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Campos.

Depois do Festival de Inverno, a próxima etapa dos JANs 2024 será no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro.

Programação detalhada está  AQUI.

07/07 – Caminhada / Passeio Ciclístico – Matinhos

10 a 14/07 – Bodyboarding – Ipanema, Pontal do Paraná

11 a 14/07 – Vôlei de Praia – Sesc, Matinhos

12 e 13/07 – Sul Brasileiro de Pesca – Praça dos Namorados, Guaratuba

13/07 – Wheeling – Sesc, Matinhos

13 e 14/07 – X1 – Matinhos

13 e 14/07 – Motocross – Pontal do Sul, Pontal do Paraná

13 e 14/07 – Festival da Família – Centro de Eventos, Pontal do Paraná

13 e 14/07 – Beach Soccer – Morretes

13 e 14/07 – Skate – Aeroparque, Paranaguá

13 e 14/07 – Capoeira – Ginásio de Esportes, Paranaguá

14/07 – BMX – Sesc, Matinhos

15/07 – Corrida dos garçons – Centro, Matinhos

15 a 19/07 – Oficinas JAN (Beach Tennis, Vôlei de Praia, Teqball, Taekwondo, Punhobol) – Prefeitura, Morretes

15 a 19/07 – Teqball – Sesc, Morretes

15 a 19/07 – Stand Up Paddle – Morretes

19 a 21/07 – Powerlifting – Ipanema, Pontal do Paraná

19 a 21/07 – Futevôlei – Caveirão, Antonina

Leia Também:  Volta do sol reacende atividades nas seis arenas esportivas no Litoral

20/07 – Águas Abertas – Praia Mansa, Matinhos

20/07 –  Skate – Praça de Shangrilá Caranguejo, Pontal do Paraná

20/07 – Desafio de Obstáculos – Pista de Motocross, Pontal do Paraná

20 e 21/07 – Handebol de Areia – Sesc, Matinhos

20 e 21/07 – Desafio dos Bombeiros – Sesc, Matinhos

20 e 21/07 – Pesca de Areia – Praia de Leste, Pontal do Paraná

20 e 21/07 – Futebol Americano Full Pads – Complexo Esportivo, Guaratuba

20 e 21/07 – Basquete 3×3 – Ginásio, Guaratuba

20 e 21/07 – Canoagem Oceânica / Maratona – Praça Mário Roque, Paranaguá

21/07 – Kart – Praia Central, Guaratuba

21/07 – Triathlon – Praia Central, Guaratuba

21/07 – Wheeling – Praia Central, Guaratuba

21/07 – Atletismo Cross Country – Morretes

27/07 – Hapkido – Colégio Estadual Paulo Freire, Pontal do Paraná

27/07 – Jogo das Estrelas – Morretes

27/07 – Skate – Guaraqueçaba

27/07 – Brasileiro de Paramotor – Praia de Leste, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Lite Cross – Pista de Motocross, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Ciclismo MTB – Guaraguaçu, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Vôlei de Praia Escolar – Amosi, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Orientação Escolar – Praia de Leste, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Punhobol Escolar – Amosi, Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Basquete 3×3 Escolar – Pontal do Paraná

27 e 28/07 – Paranaense de Surf – Praia Brava, Guaratuba

28/07 – Taekwondo Escolar – Colégio Estadual Paulo Freire, Pontal do Paraná

4 a 9/08 – Surf – Pico de Matinhos, Matinhos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Há 70 anos, Vila Velha se tornava o primeiro parque estadual do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Volta do sol reacende atividades nas seis arenas esportivas no Litoral

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA