NOVA AURORA

PARANÁ

Com 310 mil atendimentos, programação esportiva gratuita anima temporada de verão

Publicado em

Oferecidas pela Secretaria de Estado do Esporte, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos são algumas das atividades promovidas gratuitamente no Verão Maior Paraná. São ofertadas no Litoral e na Costa Noroeste do Estado, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Nas primeiras semanas de ações, de 26 de dezembro a 8 de janeiro, foram registrados 313.861 atendimentos.

Nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá são seis pontos fixos no Litoral, três equipes itinerantes, além de outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná.

Os postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. As quadras ficam à disposição da comunidade, que pode emprestar os equipamentos necessários. Há, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes.

As atividades são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação. Entre as atrações com maior número de participantes estão as atividades de palco, que englobam as aulas de dança, ginástica e demais interações.

O professor de Educação Física e coordenador do posto fixo em Guaratuba, Rafael Borges, diz que as atividades, como aulas de dança e ginástica, têm grande importância para a saúde e o bem-estar. “As atividades de palco, além de contribuírem com a coordenação motora, mobilidade e condicionamento cardiovascular, proporcionam alegria e liberam hormônios como a endorfina e a serotonina, que causam sensação de bem-estar e satisfação’’, afirma.

Leia Também:  Novo programa de pavimentação deve gerar 9 mil empregos em cada ano de execução

Para o profissional de Educação Física e um dos responsáveis pelas atividades de palco, Victor Volpato, as coreografias de dança e a ginástica são pensadas para todas as idades. “Mesmo estando de férias, as pessoas procuram meio de se divertir e a dança é um ótimo caminho para que todos consigam participar, e a forma mais lúdica é fazendo coreografias”, comenta.

Segundo o secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, o Litoral está muito movimentado e era o que se esperava, depois de trabalho de seis meses de planejamento. “O esporte está dando exemplos, mas todas as estruturas do governo, de forma irmanada e planejada, estão recebendo muito bem o cidadão paranaense e o turista. Agora com os shows acontecendo, temos uma estrutura completa e muito segura para receber os veranistas”, afirma.

Além da programação contínua, o Verão Maior Paraná contará com eventos esportivos nos fins de semana, como os Jogos de Aventura e Natureza, Cross Games, Campeonato Paranaense de Beach Soccer, apresentações de BMX Freestyle, apresentações de Wheeling e outros campeonatos ao longo da temporada. Neste final de semana estão programados o Futebol das Estrelas com ex-jogadores dos times paranaenses e Vôlei das Estrelas, com Giba e Emanuel. A programação completa está AQUI.

Leia Também:  Agepar abre consultas públicas sobre qualidade dos serviços de travessias do Litoral

Confira a programação diária dos postos fixos:

8h30 – 11h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material

8h30 – 9h15: Caminhadas

8h30 – 11h45: Torneios com inscrição

9h30 – 10h30: Recreação infantil

10h30 – 11h: Mexa-se (atividade de palco)

11h – 11h15: Torneio relâmpago

15h – 18h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material

15h30: Torneio relâmpago

16h – 17h: Recreação infantil

17h30 – 18h: Danças e ritmos

18h – 18h45: Ginástica Verão

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Investimentos, obras e muita tecnologia marcam os 90 anos do Porto de Paranaguá

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Programa BRDE Labs PR encerra fase de captação e trabalha na seleção de startups

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA