Oferecidas pela Secretaria de Estado do Esporte, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos são algumas das atividades promovidas gratuitamente no Verão Maior Paraná. São ofertadas no Litoral e na Costa Noroeste do Estado, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Nas primeiras semanas de ações, de 26 de dezembro a 8 de janeiro, foram registrados 313.861 atendimentos.
Nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá são seis pontos fixos no Litoral, três equipes itinerantes, além de outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná.
Os postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. As quadras ficam à disposição da comunidade, que pode emprestar os equipamentos necessários. Há, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes.
As atividades são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação. Entre as atrações com maior número de participantes estão as atividades de palco, que englobam as aulas de dança, ginástica e demais interações.
O professor de Educação Física e coordenador do posto fixo em Guaratuba, Rafael Borges, diz que as atividades, como aulas de dança e ginástica, têm grande importância para a saúde e o bem-estar. “As atividades de palco, além de contribuírem com a coordenação motora, mobilidade e condicionamento cardiovascular, proporcionam alegria e liberam hormônios como a endorfina e a serotonina, que causam sensação de bem-estar e satisfação’’, afirma.
Para o profissional de Educação Física e um dos responsáveis pelas atividades de palco, Victor Volpato, as coreografias de dança e a ginástica são pensadas para todas as idades. “Mesmo estando de férias, as pessoas procuram meio de se divertir e a dança é um ótimo caminho para que todos consigam participar, e a forma mais lúdica é fazendo coreografias”, comenta.
Segundo o secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, o Litoral está muito movimentado e era o que se esperava, depois de trabalho de seis meses de planejamento. “O esporte está dando exemplos, mas todas as estruturas do governo, de forma irmanada e planejada, estão recebendo muito bem o cidadão paranaense e o turista. Agora com os shows acontecendo, temos uma estrutura completa e muito segura para receber os veranistas”, afirma.
Além da programação contínua, o Verão Maior Paraná contará com eventos esportivos nos fins de semana, como os Jogos de Aventura e Natureza, Cross Games, Campeonato Paranaense de Beach Soccer, apresentações de BMX Freestyle, apresentações de Wheeling e outros campeonatos ao longo da temporada. Neste final de semana estão programados o Futebol das Estrelas com ex-jogadores dos times paranaenses e Vôlei das Estrelas, com Giba e Emanuel. A programação completa está AQUI.
Confira a programação diária dos postos fixos:
8h30 – 11h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material
8h30 – 9h15: Caminhadas
8h30 – 11h45: Torneios com inscrição
9h30 – 10h30: Recreação infantil
10h30 – 11h: Mexa-se (atividade de palco)
11h – 11h15: Torneio relâmpago
15h – 18h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material
15h30: Torneio relâmpago
16h – 17h: Recreação infantil
17h30 – 18h: Danças e ritmos
18h – 18h45: Ginástica Verão
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.
Fonte: Governo do Paraná