PARANÁ
Com 222 alunos, Operação Rondon Paraná 2024 atende mais de 40 mil pessoas
Publicado em
23 de julho de 2024por
Itajuba TadeuApós duas semanas de trabalho com as equipes de rondonistas que executaram 878 ações relacionadas à cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia, a edição 2024 da Operação Rondon Paraná foi encerrada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, no sábado (20). Mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas em 11 municípios do Estado. Ao todo, 222 alunos de graduação e 50 professores estavam envolvidos nas atividades.
Com coordenação da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a cada ano a operação é realizada em diferentes municípios do Paraná. Nessa edição a região selecionada para o desenvolvimento das atividades foi o Centro-Sul paranaense. A programação contemplou os municípios de Boa Ventura de São Roque, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.
Além da Unicentro, que integrou a coordenação da operação e foi ponto de partida dos estudantes, estiveram envolvidas as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Outras três instituições de ensino superior participaram como parceiras e integraram as equipes: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e os centros universitários Campo Real e Uniguairacá.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ressaltou a importância das universidades paranaenses no desenvolvimento sustentável do Estado. “As universidades têm o compromisso de ajudar o país a se desenvolver, isso demonstra a relevância da Operação”, afirmou. “É uma relação de troca, a universidade se transforma, não só ao auxiliar na resolução de desafios das comunidades atendidas, mas também aprimorando a formação cidadã e humana de todos os rondonistas”.
PROGRAMAÇÃO – Com duas equipes por município, as atividades foram realizadas por docentes e estudantes de administração, biologia, ciências da computação, enfermagem, fisioterapia, jornalismo, direito, economia, geografia, história, medicina, medicina veterinária, odontologia e publicidade e propaganda. Para planejar as ações foram identificadas demandas da população em reuniões entre os professores coordenadores e os gestores municipais, em visitas antes da operação.
A coordenadora institucional da operação na Unicentro, Mônica Nunes, participou de ações em uma escola em Inácio Martins e evidenciou a influência que a operação tem nos participantes. “Percebemos que os alunos não querem que a operação termine pois em poucos dias eles sentem que aquilo mudou sua visão de mundo e os professores de diversas áreas, trabalhando de forma conjunta, desenvolvem projetos que não seriam facilmente executados em outro contexto. Isso é algo transformador”, afirmou.
Para o estudante do curso de Educação Física da UEL, Felipe Campanhã, o impacto positivo de atuar como rondonista é um diferencial para seu desenvolvimento pessoal. “Entrar em contato com uma população com uma realidade diferente em uma cidade onde nossa ajuda faz a diferença é muito gratificante”, afirmou. “Fiquei responsável por uma oficina de saúde mental e alongamento com professores e merendeiros de uma escola e ouvi alguns relatos que mexeram muito comigo, sobre coisas completamente fora da nossa realidade”.
Em Boa Ventura de São Roque, oficinas relacionadas à educação financeira, ingresso no mercado de trabalho e relações interpessoais foram destaque entre os participantes. Meio ambiente e educação foram temáticas recorrentes para os moradores de Cantagalo, com palestras e oficinas sobre reaproveitamento de materiais para a população em geral e especificamente para produtores rurais. O destaque em Candói ficou para o empreendedorismo, com oficinas de artesanato, produção de conservas e customização de roupas.
Utilizando temáticas de cultura e saúde, os rondonistas organizaram atividades para diversos públicos em Goioxim, desde conversas com profissionais da saúde sobre a interação com pacientes, até atividades de estímulo à memória para pessoas idosas, com o auxílio da música.
Em Foz do Jordão, foram promovidas oficinas que abordaram o respeito aos direitos humanos e com funcionários públicos da cidade. As equipes em Santa Maria do Oeste organizaram ações artísticas e culturais, voltadas para a expressão individual e o resgate étnico-cultural.
As crianças de Pitanga participaram de atividades lúdicas, que abordaram temas variados como bullying, química para crianças e musicalização. O público infantil também foi contemplado com ações em Reserva do Iguaçu. Houve exibições de filmes seguidas de conversas sobre a obra, oficinas de artesanato e atividades de conscientização ambiental. Em escolas e colégios de Inácio Martins as ações tiveram o foco na saúde da população, com oficinas de ginástica laboral, higiene pessoal e primeiros socorros.
A população idosa de Prudentópolis pôde participar de oficinas educativas sobre a higiene de próteses dentárias e atividades de socialização, que incluíram oficinas de pinturas, confecção de miçangas e utilização de ervas medicinais. Comunicação e educação estiveram aliadas no desenvolvimento das atividades para servidores municipais de Turvo. Foram ações que englobaram temas relacionados à saúde mental, inclusão de alunos especiais, uso de tecnologias no combate às notícias falsas entre outras atividades.
DOCUMENTÁRIO – Na edição de 2024, uma equipe de alunos e professores da Unicentro ficou responsável pela cobertura das ações e produção de um documentário com rondonistas e moradores das comunidades atendidas. Durante o encerramento, uma versão compacta desse material foi exibida, mostrando uma parte das atividades realizadas e reunindo depoimentos das pessoas atendidas, alunos e professores coordenadores.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara
Published
9 horas agoon
9 de abril de 2025By

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o novo Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco – Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade substitui a antiga, criada em 1958, e conta com 78 alojamentos, dois módulos de ensino com salas de aula (incluindo laboratório de informática), ginásio de esportes, biblioteca, horta, área administrativa e segurança, espaço dos servidores e espaço ecumênico.
A nova estrutura física, de 5.362 m² de área construída e 20 mil m² de área total, poderá receber até 88 adolescentes, quatro vezes mais que o antigo Cense São Francisco, e atende aos novos padrões arquitetônicos e técnicos para unidades de internação, de acordo com as normativas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) instituídas pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolecentes).
A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cidades (Secid), que coordenou o processo licitatório por meio da Paraná Edificações (Pred), e foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), que destinou R$ 9,4 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-PR). O investimento total foi de R$ 10 milhões.
A obra foi concluída em dezembro de 2024 com o término do ginásio de esportes e da caixa d’água. No primeiro trimestre de 2025 foram instalados o mobiliário e equipamentos, além de feita a transferência de internos do antigo Cense, agora desativado. O novo Centro de Socioeducação já conta com 88 servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de segurança socioeducativos, e servidores administrativos e terceirizados.
“Estamos orgulhosos de entregar uma estrutura moderna e inovadora, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, que vai melhorar consideravelmente o atendimento socioeducativo, não só para os adolescentes, com a realização de projetos que promovam a cidadania através da educação, da cultura, do esporte, da arte e da formação profissional, mas também melhorando a qualidade das condições de trabalho dos nossos servidores da socioeducação”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
“Na antiga unidade, embora tivéssemos dificuldades, questões estruturais inclusive, nós fazíamos um trabalho com amor. Não é apenas uma estrutura nova, mas as pessoas trabalharam lá e agora estão aqui trouxeram essa carga emocional de respeito e de trabalho com humanidade com os adolescentes”, declarou o diretor da unidade, Ronaldo Marafon Drevek.
“É importante celebrar este momento. Nós que participamos diretamente ou indiretamente com a socioeducação, desses diálogos entre o governo estadual, os órgãos dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Nós sabemos o trabalho e quantas coisas aconteceram para isso.” afirmou a promotora Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, e da Educação do Ministério Público do Paraná.
“Como professora há 34 anos, hoje aposentada, eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, e nós sonhamos que eles se tornem adultos formados, pessoas do bem, pessoas que busquem transformar a realidade. No entanto, alguns por falta de oportunidade ou pela própria sociedade que precisamos repensar, enroscam um pouco no seu desenvolvimento. Nós temos esses espaços da socioeducação para tratar com humanidade o recomeço, retomada de vínculos e reintegração na sociedade desses adolescentes”, destacou a vice-prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin.
SOCIOEDUCAÇÃO DO PARANÁ – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.
Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Dezenove delas são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Há, também, nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.
São 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade a diretora de Justiça e Cidadania da Seju, Viviane da Paz; o coordenador estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo (CGS) da Seju, Alex Sandro da Silva; a coordenadora estadual da Política de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Prisciane de Oliveira; a juíza coordenadora de Políticas Socioeducativas do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Maria Roseli Guiessmann; o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado (DPE), Fernando Redede Rodrigues; a juíza da Vara da Infância de Piraquara, Caroline Vieira de Andrade Mattar; a promotora de Justiça de Piraquara Elaine Palazzo Ayres; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Danielle Dalavechia Chedid Silvestre; a primeira-dama de Piraquara, Ana Mazon; e a secretária municipal de Assistência Social de Piraquara, Maria Cicarelli.
Fonte: Governo PR

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