NOVA AURORA

PARANÁ

Com 18 mil participantes, Jogos Escolares entram na fase macrorregional no fim de semana

Publicado em

Começa nesta quarta-feira (07) e segue até domingo (11) a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps). A competição faz parte dos jogos oficiais do Governo do Estado e é realizada pela Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação. As competições acontecem em oito cidades: Curitiba, Palmeira, Pato Branco, Corbélia, Pérola, Jandaia do Sul, Arapoti e Goioerê.

A primeira etapa, composta por 16 fases, aconteceu entre os dias 05 e 10 de maio. A fase regional de Curitiba ocorreu entre os dias 11 e 21 de maio, com mais de 5 mil atletas inscritos. A segunda etapa, no mesmo mês (entre os dias 19 e 24) contou com as últimas 15 fases regionais.

Na fase macrorregional serão disputadas oito modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Nas coletivas, participam os campeões regionais, enquanto nas individuais, participam campeões e vice-campeões.

Leia Também:  Semana da Família integrou pais e comunidade escolar em toda a rede estadual

Neste ano, em sua 69ª edição, os Jeps já atingiram, desde a etapa regional, realizada em maio, a marca de 50 mil participações. Para a fase macrorregional, o número de inscritos supera 18 mil participantes, entre atletas e técnicos, e 289 municípios estarão presentes nas oito cidades-sedes.

Márcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, afirma que o expressivo número de participantes foi uma grata surpresa. “A gente percebe que as pessoas estão participando, os alunos estão sendo inscritos e as escolas estão confiando nos eventos organizados pela Secretaria de Esporte em parceria com a Secretaria de Educação”, afirma.

Após esta fase, serão realizadas as finais em Apucarana (12 a 14 de julho) e em Maringá (15 a 17 de julho). Os campeões dos Jeps representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

Confira os municípios-sede da macrorregional de cada região:

Curitiba: Área Metropolitana Norte, Área Metropolitana Sul e Paranaguá

Palmeira: Guarapuava/Irati/Ponta Grossa/União da Vitória

Pato Branco: Dois Vizinhos/Francisco Beltrão/Laranjeiras do Sul/Pato Branco

Leia Também:  Vacinação contra a Mpox deve começar na próxima semana no Paraná

Corbélia: Assis Chateaubriand/Cascavel/Foz do Iguaçu/Toledo

Goioerê: Campo Mourão/Pitanga/Maringá/Goioerê

Pérola: Cianorte/Loanda/Paranavaí/Umuarama

Jandaia do Sul: Apucarana/Ivaiporã/Londrina/Telêmaco Borba

Arapoti: Cornélio Procópio/Ibaiti/Jacarezinho/Wenceslau Braz

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Al Hilm: conheça a bola oficial dos últimos jogos Copa do Mundo FIFA no Catar!

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Fominha: app criado por alunos de escola estadual permite avaliar cardápios da merenda

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA