NOVA AURORA

PARANÁ

Com 154 mil carteiras assinadas, Paraná teve melhor ano da história na Rede Sine em 2023

Publicado em

O Paraná fechou 2023 com o melhor desempenho do País no número de trabalhadores colocados no mercado formal de trabalho pele Rede Sine, que congrega as Agências do Trabalhador de todo o País: 154.584 pessoas conseguiram emprego com carteira assinada no ano passado, o que representa 35% dos 515.181 trabalhadores encaminhados a vagas em todo o Brasil e 78% das 198.065 colocação dos três estados do Sul.

O resultado também representa o melhor desempenho do Estado na história recente. O recorde anterior tinha sido as 122.083 vagas em 2022, o que representa um avanço de 27% no ano passado. Em sete anos da última década o Paraná ultrapassou a marca de 100 mil empregos, colaborando para a redução da taxa de desemprego, que está no menor patamar da história recente.

São Paulo, que registrou 53.667 encaixes pela Rede Sine, aparece em segundo, seguido do Ceará, que encerrou o ano com 51.446 novos empregos, e o Rio Grande do Sul, com 33.313. Na região Sul, Santa Catarina encerrou o ano na décima posição no ranking nacional, com 9.954 pessoas encaixadas em vagas de emprego nesse sistema.

Leia Também:  Nossa Gente Paraná é destaque em Fórum de Secretários de Assistência Social

O Paraná liderou o ranking nacional de intermediação de mão de obra nos 12 meses do ano passado. Foram colocados via Rede Sine 8.689 pessoas em empregos em janeiro, 11.152 em fevereiro, 13.363 em março, 12.079 em abril, 12.297 em maio, 11.822 em junho, 12.440 em julho, 14.705 em agosto, 12.480 em setembro, 12.567 em outubro, 15.064 em novembro e 17.926 em dezembro, o melhor desempenho do ano.

O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca que em 2023 a Pasta promoveu 27 mutirões de emprego na Capital, dirigidos a grupos específicos de trabalhadores. Também foram realizadas ações de empregabilidade em diversas regiões do Estado. “Com o crescimento econômico do Paraná, que resultou na abertura de muitas vagas de emprego, a nossa Secretaria, criada em janeiro de 2023, intensificou o trabalho nas Agências do Trabalhador para a disponibilização do maior número possível de vagas”, diz.

Leia Também:  Apoio do Estado com o Casa Fácil Paraná viabiliza moradias para 46 famílias de Tapira

“Os resultados obtidos na área do trabalho confirmam que o Paraná vive atualmente o pleno emprego, com muitas oportunidades para trabalhadoras e trabalhadores. Paralelamente à criação de vagas, abrimos mais de 11 mil oportunidades em cursos gratuitos de qualificação, permitindo a um número significativo de pessoas pudessem obter formação profissional adequada nas áreas em que há maior oferta de emprego, como a indústria e o comércio”, enfatiza.

Nas Agências do Trabalhador, além da possibilidade de inclusão formal no mercado de trabalho, os paranaenses também podem se inscrever em cursos gratuitos de qualificação profissional, atualizar currículos, deixar os nomes em bancos de reserva de vagas, além de adquirir microcrédito, numa ação executada em parceria com a Fomento Paraná, incentivando o empreendedorismo regional.

Confira AQUI números de dezembro de 2023 e acumulado do ano e  AQUI a tabela de comparativos entre os estados.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governo do Estado homologa situação de emergência em Guaratuba e Matinhos

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Tecnologia contra o crime: drone térmico da PMPR encontra fugitivos no meio da mata

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA