NOVA AURORA

PARANÁ

Coletivo Duas Marias vem ao MAC-PR para oficina especial e prática de fotoperformance

Publicado em

Como parte das ativações da mostra “Forjada pelo Tempo”, que apresenta ao público obras do Coletivo Duas Marias de Cascavel, o MAC Paraná promove uma oficina especial com as integrantes do coletivo nesta terça-feira (25). A oficina será composta por uma fala de 1h30 de Malu Rebelato e Nani Nogara seguida de uma prática de fotoperformance no espaço expositivo (sala 09 do MAC no MON).

A ação é gratuita, porém as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem se inscrever através de formulário (AQUI).

Em um primeiro momento da ação, através de uma abordagem expositiva, os participantes serão apresentados aos conceitos utilizados na pesquisa histórica que embasou as obras da exposição “Forjada pelo Tempo”. Haverá debate sobre a evolução cultural e social do papel do feminino na história da humanidade, percebendo como o conceito de gênero e o papel social das mulheres foi se modificando através dos períodos históricos.

Leia Também:  Com delegados em todas as 161 comarcas, Governo extingue problema histórico no Paraná

Num segundo momento, os participantes serão convidados a discutirem coletivamente os conceitos abordados em uma mesa-redonda, buscando a construção de um raciocínio acerca de identidade e igualdade de gênero, da participação da mulher na sociedade, além de tocar em temas como misoginia e segregação.

Por fim, o grupo será convidado a participar de uma vivência de fotoperformance: a proposta é simular situações relacionadas às obras observadas na exposição, fotografando uns aos outros para criar e produzir suas próprias obras críticas, representando seu entendimento sobre o tema abordado anteriormente nas trocas entre o grupo.

Com essa oficina, as artistas do Coletivo Duas Marias esperam que os participantes percebam a importância que os vários movimentos feministas tiveram, tanto na modificação do pensamento das mulheres a respeito de si próprias quanto nas mudanças ocorridas na sociedade através dos tempos.

Serviço:

Oficina com Coletivo Duas Marias

Fala com as artistas + prática de fotoperformance no espaço expositivo da mostra Forjada Pelo Tempo.

Leia Também:  Nota Paraná libera R$ 23 milhões em créditos para mais de 8 milhões de consumidores

Data: 25/04, terça-feira

Horário: 14h

Sala 09 do MAC no MON

Inscreva-se AQUI

Programação gratuita

O MAC Paraná funciona temporariamente nas salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  UEL divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2023 nesta quinta-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Guairão recebe "Natal in Concert" com Anima Musicale Orquestra e Coro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA