NOVA AURORA

PARANÁ

Coletivo Brutas inaugura a Sala Aberta, novo projeto do Museu de Arte Contemporânea

Publicado em

A partir desta quarta-feira (3) o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) inicia seu novo projeto, partindo da construção de um espaço para situações artísticas em uma de suas salas. A Sala Aberta funcionará em três períodos, relativos à permanência de um coletivo e dois artistas convidados. O MAC Paraná, que ocupa temporariamente parte do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9. O primeiro a utilizar, de 3 de abril a 1º de maio, será o Coletivo Brutas, que propõe uma reflexão sobre o ciclo de vida de projetos artísticos.

Haverá um momento de recepção do público na quarta-feira, às 19h, com acesso gratuito pela rampa caracol do MON. Após a cerimônia, a Sala Aberta poderá ser visitada a partir de 4 de abril, no horário de funcionamento do museu.

Brutas é um coletivo de cinco artistas formado por Érica Storer, Estelle Flores, Gio Soifer, Jéssica Luz e Pac Calory em 2015 em Curitiba. O coletivo se define como um microcosmo criado pela subjetividade que cada um desses corpos carrega.

Leia Também:  Museus paranaenses promovem encontros e mostras no Mês da Consciência Negra

A proposta central da ocupação do coletivo no MAC Paraná gira em torno da reflexão sobre o ciclo de vida dos projetos artísticos, explorando as relações de desejo por meio da re-exibição de algumas de suas obras. “O coletivo Brutas tem uma função fundamental, porque, mais uma vez, elas vão convidar o corpo do público a interagir com os trabalhos que foram apresentados pela primeira vez na exposição transáveis”, diz Joanes Barauna, uma das curadoras do projeto e diretora artística do MAC Paraná.

O tempo respectivo ao Coletivo Brutas será organizado em torno de dois temas principais: o Espaço Expositivo e o Espaço de Pesquisa. Ambos se manterão interligados e em constante comunicação.

Durante a ocupação, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma programação variada, que inclui a visitação ao Espaço Expositivo e ao “Parquinho das Brutas”, um ambiente projetado para a interação lúdica direta com as obras. Além disso, o coletivo fará performances artísticas.

Leia Também:  Guairão recebe concerto de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba nesta quinta

SALA ABERTA – Depois das Brutas, o projeto dará espaço a Rimon Guimarães, um multiartista de Curitiba com forte ligação à arte urbana. Sua ocupação da Sala Aberta ocorrerá de 1º de maio a 5 de junho.

Em seguida, de 5 de junho a 3 de julho, Nicholas Steinmetz assume a Sala Aberta. O artista cria um universo próprio utilizando um repertório de figuras que contemplam uma virilidade fictícia, abordando questões de gênero, sexualidade e as estruturas sociais.

Serviço:

Recepção da Sala Aberta

3 de abril, às 19h (com acesso gratuito pela rampa caracol do MON)

Sala Aberta

Curadoria: Carolina Loch e Joanes Barauna

Visitação de 4 de abril a 3 de julho, na sala 9 do MAC no MON

Endereço: R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Acesso gratuito toda quarta-feira.

Todos os dias: gratuito para menores de 12 anos e maiores de 60 anos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Museus paranaenses promovem encontros e mostras no Mês da Consciência Negra

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  IDR-Paraná lança novos aplicativos para a agropecuária na ExpoLondrina

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA