NOVA AURORA

PARANÁ

Colégio de Foz do Iguaçu usa biogás para ensinar e promover sustentabilidade

Publicado em

O Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, em Foz do Iguaçu, passou entre outubro de 2021 e dezembro de 2022 por um experiência sustentável. A escola recebeu um biodigestor e, a partir dele, conseguiu produzir biogás para utilizar na cozinha da preparação da merenda. Foi um ciclo: as sobras de comida viravam gás e o gás era utilizado para a nova preparação da comida. A ideia foi financiada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e realizada por profissionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Acompanhados de professores e graduandos da Unila, os estudantes do colégio coletavam as sobras, pesavam e preparavam o conteúdo para levá-lo ao biodigestor. O biogás resultante do processo de decomposição era utilizado tanto para aulas práticas de ciências quanto para o preparo das refeições na cozinha da escola, completando o caminho sustentável.

Enquanto durou o projeto, foram coletados 690 kg de resíduos alimentares, que possibilitaram a substituição de cerca de 30% do gás GLP usado na escola. Neste ano, será enviada uma nova proposta para dar continuidade ao projeto nessa escola e em outras duas da rede estadual em Foz do Iguaçu.

Além das atividades práticas com o biodigestor e na horta, os alunos também estudavam — durante as aulas, no laboratório e ocasionalmente no contraturno — conceitos de Física, Química, Biologia e Matemática relacionados ao que viam no desenvolvimento do projeto. Tanto professores e graduandos da Unila quanto os professores da rede estadual uniram esforços para trabalhar esses conteúdos.

Leia Também:  Estado busca novos investimentos em sustentabilidade em reunião com agência japonesa

“Nós temos que preparar os alunos como cidadãos, não simplesmente observadores, mas atores e protagonistas da evolução científica”, diz Ricardo Hartmann, professor de Engenharia de Energia da Unila que esteve à frente do projeto. “Esse é um projeto que visa ensinar na prática questões de sustentabilidade e produção de energia renovável.”

“Nas aulas de Física, trabalhamos conhecimentos de termodinâmica relacionados a pressão, temperatura, definição de energia e de energia renovável. Na Biologia, vemos bactérias. Também trabalhamos as técnicas de produção e a metodologia científica: a questão de observar, anotar, tirar dados, organizar e colocar em planilhas”, relata.

Segundo o professor, as atividades práticas fizeram aumentar o rendimento dos estudantes, que se mostraram mais engajados. “No laboratório, com uma chama, você mostrando as cores, mostrando os experimentos, eles têm muito mais interesse”, comenta.

Douglas Facchinello, diretor do colégio, notou que até as faltas diminuíram nos dias das atividades práticas. “As aulas de Física, Química e Biologia se tornaram mais atrativas para os alunos, porque agora eles veem acontecer”, afirma. “Estão mais animados, mais interessados em participar”.

Leia Também:  Após liberação da BR-277, movimentação de caminhões é retomada no Porto de Paranaguá

A comunidade escolar também se envolveu com a iniciativa, quando o colégio sediou uma oficina de compostagem para pais, mães e responsáveis de alunos, que puderam ver de perto o projeto. O estudante Felipe Antunes (15) conta que, com o projeto, aprendeu a importância de cuidar da horta, que chegou a ter alface, couve, tomate-cereja, salsinha, cebolinha, repolho, rúcula e almeirão. “Queremos agora ensinar isso para o 9º ano, para sempre seguir a linha de quem vem para o ensino médio”, diz.

Já o aluno Carlos Eduardo Nunes (18) conta ter tido bastante experiência com o diário de bordo, anotando tudo o que era coletado no refeitório e pesado. “Tirando todo esse resíduo que iria para o aterro sanitário e transformando ele em vida, a gente aprende muito”, constata.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Linda de cuidado especial garantiu 2,1 milhões de atendimentos em saúde mental em 2024

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Delegação do Paraná conhece programas educacionais de Sobral, no Ceará

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA