NOVA AURORA

PARANÁ

Circo na Praia e Circo na Praça movimentam programação do Verão Maior Paraná

Publicado em

O circo, como outras frentes da arte cênica, faz parte da formação do cidadão como ser humano. Uma novidade do Verão Maior Paraná é a inclusão do Circo na Praça na programação cultural, junto com o Circo na Praia, que já ocorria em verões passados. Até o dia 31 de janeiro, a população paranaense e os turistas podem acompanhar as programações de ambos os projetos com atrações diárias e performances no trapézio, malabares, dança ou oficinas recreativas.

O Circo na Praia se instalou no Litoral e durante todo o verão conduzirá atividades artísticas e culturais destinadas a toda família. Astro Circus é a Trupe de Circo e Teatro que se consolidou por meio do projeto Caravana Cultural e realiza as apresentações no Circo da Praia com números circenses tradicionais. As apresentações acontecem nos postos fixos em Matinhos, Praia de Leste, Caiobá, Ipanema e Shangrilá. Os veranistas podem se inscrever para participar do espetáculo junto com os artistas aos domingos.

Esses postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis.

Para a coordenadora de produção do Circo na Praia, Carol Scabora, é incrível a ideia da junção do esporte e do verão com a arte. “Quando o esporte agrega no mesmo posto de atendimento o turismo, a cultura e outras atividades para a população, está mostrando a necessidade de cada área em um só lugar. Acho que essa iniciativa vinda do Governo de atender a população com várias frentes sociais é muito importante”, afirma.

Leia Também:  Programa Geração Olímpica e Paralímpica abre inscrições para equipe administrativa

Já o Circo na Praça, do Projeto Tenda Circo, tem na programação diversas apresentações e conta com shows de mágica, malabares, equilibrismo, apresentação com tecido, além de uma oficina gratuita para as crianças.A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Cultura e a Secretaria de Esporte e conta com as apresentações da companhia circense Trip Circo em praças das cidades litorâneas.

O projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo Paraná Cultural (Profice) com apoio da Copel e segue as diretrizes do Plano Estadual de Cultura, que tem como objetivos a descentralização e a democratização da cultura.

“A ideia do circo na verdade é levar a cultura do circo de novo para a praça, tirar um pouco do teatro e levar para um público mais amplo, tanto para os moradores dos balneários que a gente está visitando, quanto para os veranistas. A nossa ideia é passar cada dia em um balneário, nossa estrutura é totalmente desmontável. É uma maratona. E o bom é que a plateia fica do lado, em cima, embaixo, em todos os lugares, a interação do público é muito grande”, complementa Vinicius Braguetto , produtor do Circo na Praça.

O engenheiro agrônomo Gustavo Facioli Becker, de Rolândia, já acompanhou uma apresentação. “A gente ficou sabendo pelo site do Verão Maior Paraná e desde dezembro estamos acompanhando a programação. Não é todo dia que a gente tem um circo para assistir, um evento gratuito e a céu aberto né, então eu e minha família aproveitamos muito”, afirma. 

PROGRAMAÇÃO DO CIRCO NA PRAIA

Leia Também:  Banco de Leite Humano do HU-UEPG ganha novo espaço e projeta expansão da cobertura

CAIOBÁ

Datas: 11, 12 e 15/01; 18, 19 e 22/01; 25, 26 e 29/01

Horário: 18h45

MATINHOS – POCKET SHOW

Datas: 13, 20 e 27/01

Horário: 18h

PRAIA DE LESTE

Datas: 13, 14 e 15/01

Horários: 18h

SHANGRILÁ

Datas: 20, 21 e 22/01

Horários: 17h

IPANEMA

Datas: 27, 28 e 29/01

Horários: 18h

PROGRAMAÇÃO DO CIRCO NA PRAÇA

PRAIA DE LESTE

Data: 12/01

Horário da Oficina: 18h30

Horário da Apresentação: 19h

Local: Praça da Praia de Leste

PONTAL

Data: 13/01

Horário da Oficina: 18h30

Horário da Apresentação: 19h

Local: Praça da Câmara dos Vereadores

GUARATUBA

Data: 14/01

Horário da Oficina: 18h30

Horário da Apresentação: 19h

Local: Centro de Eventos

COROADOS

Data: 15/01

Horário da Oficina: 18h30

Horário da Apresentação: 19h

Local: Quadra de Eventos

GAIVOTAS

Data: 27/01

Horário da Oficina: 18h30

Horário da Apresentação: 19h

Local: Praça do Balneário

CAIOBÁ

Data: 28/01

Horário da Oficina: 18h30

Horário da Apresentação: 19h

Local: Parquinho da Pracinha

MATINHOS

Data: 29/01

Horário da Oficina: 18h30

Horário da Apresentação: 19h

Local: Praça de Matinhos

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com rendimentos maiores que as dívidas, Paraná tem melhor resultado financeiro do Brasil

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  97% dos municípios já vacinam pessoas acima de 18 anos com a bivalente contra a Covid-19

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA