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Chega ao Estado guindaste de grande proporção que ajudará descarga de granéis sólidos

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O navio Maria atracou no berço 211 do Porto de Paranaguá carregado com três guindastes de grande porte, utilizados na operação portuária. Um dos equipamentos foi descarregado no terminal paranaense e irá reforçar a operação dos granéis sólidos de importação, principalmente fertilizantes.

A carga é classificada como especial e cada guindaste é um projeto. O equipamento vem desmontado. As peças são trazidas no porão e, os maiores volumes, no próprio convés da embarcação. A fabricação é da empresa Liebherr, de Rostock, Alemanha, país de origem do navio.

“Os portos do Paraná têm certa tradição na operação de cargas especiais já tendo recebido muitas peças desse porte e outras, até maiores”, comenta o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Junior. A vinda de mais um equipamento dessa natureza, segundo Teixeira, com alto custo agregado, demonstra a confiança da iniciativa privada na Portos do Paraná.

Em Paranaguá, foi desembarcado um Guindaste Móvel Portuário LHM 550, referência mundial no segmento. Segundo a empresa que adquiriu o equipamento, a Harbor, operadora portuária no Porto de Paranaguá, o guindaste é o único do tipo, até o momento, no Paraná e um dos maiores em capacidade e produtividade para descarga de granéis do Brasil.

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O cais do Porto de Paranaguá, ainda de acordo com o diretor de Operações, é reforçado e tem total condições de suportar esses grandes guindastes utilizados na descarga dos granéis de importação. “Além disso, a produtividade por berço nos portos de Paranaguá e Antonina reforça a eficiência dos operadores portuários e da mão-de-obra empregada”, complementa.

GUINDASTE – Como explica o gerente de Operações da Harbor, Douglas Soares Pires, o guindaste adquirido é um equipamento de ponta. “Tem capacidade para 154 toneladas, a cada movimento, e alcance de 54 metros, propiciando maior produtividade e atendimento de grandes navios Panamáx, Pós-Panamáx e Capesize”, comenta.

Com quase 400 toneladas, o LHM 550 é um guindaste com quatro cabos, específico para operações com granéis sólidos. “É um equipamento moderno, produtivo e com alto nível de tecnologia, com sistema de energia por acumulador e eletrônica, o que garante melhor desempenho, alto nível de segurança, controle de movimentos, ciclos de trabalhos curtos e produtivos”, garante o operador.

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O navio Maria é de carga geral (breakbulk). Apesar de ser considerado pequeno – com 151,67 metros de comprimento (loa) e 21 metros de largura (boca) – tem guindastes de bordo robustos e tripulação treinada para carregar e descarregar peças de grandes proporções, até maiores e mais pesadas que os guindastes que vieram nessa viagem. O navio está programado para zarpar nesta sexta-feira (03) à tarde.

Fonte: Governo do Paraná

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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