A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba, Laura Lopes, participou nesta segunda-feira (11) do programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, e comentou sobre o lançamento do edital de credenciamento do programa Parceiro da Escola. A região recebe há alguns anos os projetos-pilotos em Curitiba e São José dos Pinhais.
A iniciativa do Governo do Estado, anunciada oficialmente na última quinta-feira (7), visa a atrair instituições de ensino privadas interessadas em atuar em parceria com a rede estadual, auxiliando na gestão administrativa e na contratação de serviços terceirizados, como limpeza e segurança. Em Curitiba, 29 escolas estaduais já estão contempladas para participar do credenciamento.
“O objetivo do Parceiro da Escola é unir forças com empresas qualificadas para fortalecer a gestão das nossas escolas e proporcionar um ambiente mais seguro e bem cuidado para alunos e professores”, explicou Laura.
Segundo ela, o programa está estruturado para ser implantado em até 179 escolas distribuídas em 98 municípios paranaenses. “É uma oportunidade para as instituições de ensino privado contribuírem ativamente com o futuro dos nossos estudantes”, afirmou a chefe do NRE.
O edital, disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), foi desenvolvido após consulta pública e orienta as empresas a se credenciarem por regiões, organizadas em 15 lotes, de acordo com a localização das unidades de ensino. As empresas interessadas precisam demonstrar experiência de pelo menos seis anos na área educacional e comprovar capacidade técnica para atender, no mínimo, metade das matrículas em cada lote onde desejam atuar.
Laura explicou ainda o processo de seleção e avaliação das empresas parceiras. “Não se trata apenas de uma parceria operacional. Queremos assegurar que essas empresas têm a expertise necessária para contribuir positivamente com o ambiente escolar”, afirmou. O edital inclui critérios rigorosos de pontuação e classificação, que avaliam a capacidade técnica, a presença de unidades das empresas nas áreas dos Núcleos Regionais de Educação e a qualificação do corpo docente.
Além disso, as empresas credenciadas serão avaliadas regularmente com base em parâmetros estabelecidos pela Seed-PR, como frequência escolar, aprendizagem, conservação das instalações e satisfação da comunidade escolar. “Estamos pensando no longo prazo. Queremos parcerias que realmente promovam um impacto positivo e duradouro”, disse Laura, enfatizando que o edital possui uma vigência inicial de 36 meses, com possibilidade de chamamentos públicos adicionais, caso necessário.
PROJETO-PILOTO – No Paraná, os pilotos já são desenvolvidos desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos. Nessas duas instituições, os parceiros são Tom Educação e Apogeu. Em ambas as entidades, os índices de matrículas, frequência e desempenho escolar dos estudantes apresentaram melhoras significativas entre 2023 e 2024. Também houve matrícula de 100% no Enem.
No Colégio Estadual Anita Canet, o êxito do modelo de gestão foi observado nos índices de matrículas e desempenho dos alunos. Em 2023, a escola contava com 895 alunos matriculados e as matrículas subiram para 965, um aumento de 8%. A frequência dos estudantes saltou de 84% para 88%. Em relação ao aprendizado, dados da Prova Paraná, exame aplicado periodicamente na rede, mostram que a média de acertos dos alunos da escola aumentou de 41% em 2022 para 45% em 2023.
No Colégio Estadual Anibal Khury os resultados são similares. Em 2020 a escola atendia cerca de mil alunos, número que subiu para 1.141 em 2024. Em relação à frequência, o número passou de 85% em 2022 para 87% em 2023. Outro dado relevante foi a redução das aulas vagas, que são aquelas que deixam de ser dadas por falta ou ausência do professor. Em 2022, 22% das aulas do ano não foram realizadas por tal motivo. Em 2023, a partir do modelo que garante a presença de docentes na escola, o número de aulas vagas caiu para 6%.
Pesquisas realizadas pelo IRG instituto com os pais e responsáveis nas duas escolas mostraram uma aprovação de mais de 90%. No Anita Canet, 96% da comunidade aprovou o modelo e 93,1% se sente satisfeito ou muito satisfeito com a parceria. No Anibal Khury 90% aprovam e 81,6% dos pais e responsáveis estão satisfeitos ou muito satisfeitos.
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
6 horas ago
on
12 de abril de 2025
By
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade