NOVA AURORA

PARANÁ

CGE vai promover encontro com municípios para debater controle interno

Publicado em

Todos os municípios estão convidados para a capacitação presencial do Controla Paraná, nos dias 27 e 28 de julho, em Paranaguá, no Litoral. O convite foi feito nesta quinta-feira (06) pela controladora-geral do Estado, Luciana Silva, durante a primeira reunião oficial dos integrantes dessa rede, que já assinaram a adesão. O Controla é um fórum de discussão formado por gestores das áreas relacionadas ao controle interno das administrações públicas.

A iniciativa da Controladoria-Geral do Estado vai difundir as boas práticas já aplicadas no Estado e trocar experiências com os órgãos municipais, para que todos melhorem suas rotinas de supervisão de gastos de dinheiro público. As áreas envolvidas, sob a coordenação da CGE, são, além do controle interno, compliance, auditoria, ouvidoria, transparência, controle social, corregedoria e cruzamento de dados.

“Esta foi a primeira reunião de alinhamento das ações. Vamos estabelecer um cronograma de encontros para atender todos os municípios inscritos nessa rede. O Estado quer levar aquilo que já está implantado, como o Programa de Integridade e Compliance, que é referência no País, aos municípios”, afirmou Luciana.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mil pessoas em evento em Porto Amazonas

CONVITE – Até agora, 62 prefeituras assinaram o termo de adesão e mais 123 estão em vias de aderir oficialmente. Para os encontros presenciais, a controladora-geral informou que qualquer órgão municipal de controle pode participar, basta entrar em contato pelo e-mail do Controla Paraná (contato@controlaparana.pr.gov.br).

Nesses encontros, a equipe da CGE explica os procedimentos adotados por suas coordenadorias e dão orientações às prefeituras. “As prefeituras também ficam à vontade para apresentar suas dificuldades e experiências. Caso surja a necessidade, convidaremos representantes de outros órgãos para sanar dúvidas”, acrescentou Luciana.

Já aconteceram reuniões semelhantes em Maringá, Guarapuava e Curitiba. Conforme as prefeituras assinarem o termo de adesão ao Controla Paraná serão programados eventos regionais, para evitar longos deslocamento por parte dos gestores municipais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Published

on

By

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  Inscrições para o programa Mais Médicos no Paraná começam nesta sexta-feira

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Lexa chora ao receber homenagem da família no Encontro: ‘Sou muito abençoada’

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA