NOVA AURORA

PARANÁ

CGE Itinerante pesquisa satisfação de cidadãos com serviços prestado no Oeste do Estado

Publicado em

O Programa CGE Itinerante, criado para avaliar se usuários estão satisfeitos com o serviço prestado, esteve nesta semana na região Oeste do Paraná. A equipe conversou com usuários da Farmácia do Paraná e com pais de alunos e direção de dez escolas, recolhendo respostas de 299 pessoas, entre os dias 13 e 17 de março.

As informações serão analisadas e encaminhada ao gestor responsável. Esse trabalho de ouvidoria ativa é desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio do programa CGE Itinerante, para estimular a participação do cidadão na gestão estadual. Sugestões, reclamações e elogios foram colhidos em serviços estaduais prestados presencialmente.

O objetivo do projeto é, além de saber a opinião do cidadão, estimular o exercício do controle social, aquele exercido pela sociedade sobre o poder público. “O governo estadual investe na gestão participativa e buscamos em quem usa os serviços públicos informações que possam melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão”, disse o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

Leia Também:  Com obras avançadas, novo terminal de Piraquara será entregue em julho

O programa visitou a Farmácia do Paraná da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e 54 pessoas que foram retirar medicamentos conversaram com os servidores da CGE. Também responderam à pesquisa de satisfação 229 pais ou responsáveis por alunos de dez colégios estaduais, além dos respectivos diretores.

O trabalho aconteceu nas cidades de Foz do Iguaçu, Missal, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Ibema, Campo Bonito, Guaraniaçu, Itaipulândia e Nova Laranjeiras. A direção dos colégios também pôde se manifestar. Participaram servidores das coordenadorias de Transparência e Controle Social, de Ouvidoria e de Integridade e Compliance.

Nas entrevistas, são divulgados o Portal da Transparência e os canais de Ouvidoria do Estado. De acordo com Cristiano Pereira, que coordena a ação, muitos entrevistados dizem não ter conhecimento da Ouvidoria. “Boa parte das pessoas não sabe que é possível contribuir para a melhoria dos serviços por meio das manifestações na Ouvidoria. Alguns problemas relatados são sazonais, mas outros são mais complexos”, disse.

Leia Também:  Sanepar implanta novo poço de abastecimento em Pitanga

Ele explicou que estão programadas viagens para outras regiões do Estado, para traçar um panorama de como os cidadãos percebem os serviços prestados pelo Governo do Paraná.

Serviço:

Formulário: Registre sua reivindicação

Telefone: 0800 041 1113

WhatsApp: no número 3883-4014

E-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br

Pessoalmente ou por correspondência: na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, 80.530-010 – Curitiba/PR (atendimento presencial – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h).

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Estado incentiva pesquisadores a contribuírem com a ciência mesmo após aposentadoria

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Recuperação da restinga na orla de Matinhos ajuda a manter biodiversidade do ecossistema

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA