NOVA AURORA

PARANÁ

CGE divulga vencedores de concurso de redação e os melhores agentes de 2024

Publicado em

A emoção deu o tom ao segundo dia do 2º Congresso de Governança Pública da CGE e 3ª Semana de Ouvidoria, nesta quarta-feira (03), no auditório do Canal da Música, em Curitiba. Foram divulgados o resultado do II Concurso de Redação da CGE, com alunos do Colégio Estadual do Paraná, e os melhores agentes de 2024, alternando com as palestras da manhã.

A programação começou com a palestra da ouvidora-geral da União, Ariana Frances, que falou sobre a agenda de inovação nas ouvidorias. Depois da premiação dos estudantes, quem inspirou os participantes foi a professora Linnyer Beatrys Aylon, com “A ciência da felicidade”.

A premiação dos estudantes ganhadores do concurso de redação emocionou a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, que entregou o troféu ao primeiro colocado. “A iniciativa da CGE é muito importante. É através de valores que a gente constrói o cidadão. Desde o ensino básico transformamos esses jovens em líderes e agentes de mudança. Eles são o futuro de nosso Estado e do nosso país”, disse.

Para a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o concurso é uma ferramenta para estimular os jovens do Ensino Médio a refletirem sobre o papel do controle social e da participação cidadã na gestão pública. Os 10 finalistas ganharam bolsas de estudo no Centro Universitário de Pinhais (Fapi), que também foi parceira da CGE na edição anterior.

Contudo, foi o depoimento da aluna vencedora do primeiro concurso, realizado em 2019, que comoveu a plateia. Ângela Pienegonda Terres afirmou que o prêmio possibilitou a mudança em sua vida e na de sua família, pois permitiu a ela seguir sua verdadeira vocação.

“Neste ano, estou me formando no curso do Direito, que era meu sonho. Eu não teria condições de cursar uma faculdade privada. Agora, busco mudar a vida das pessoas assim como a CGE mudou a minha”, relatou Ângela que já passou no concurso da OAB e pretende seguir carreira em direito penal.

Leia Também:  Com apoio do Estado, famílias do Norte e Norte Pioneiro conquistam a casa própria

A controladora-geral do Estado explicou que a Fapi procurou a CGE para oferecer as bolsas de Estudo. O primeiro lugar terá 100% de bolsa na modalidade EAD; o segundo, 50%; o terceiro, 30%; e os demais classificados, 25%.

As melhores redações com o tema “A utilização da Inteligência Artificial como ferramenta para o exercício do controle social: avanços, desafios e cuidados” foram de: Arthur Freitas Andrade (1º lugar), Vitor de Souza Alano (2º lugar), Isaque Martins (3º lugar), além de Letícia Sena Rosa, Matheus Henrique de Miranda Mallassa, Yasmim Figueira Dias Freitas Vilão Leite, Mateus Marques Gonzalez, Amanda Lima da Silva, Augusto Ferreira Shella e João Vitor de Lima Costa.

Os troféus foram entregues pela primeira-dama, a controladora-geral, a reitora da Fapi, Salette Azevedo; a diretora CEP, Laureci Schmitz, e coordenadora de Lingua portuguesa do Colégio, Camilia Marcelina Pasqual.

Este ano, mais de 800 estudantes do Colégio Estadual do Paraná, dos 3º e 4º anos, foram instigados a escreverem sobre inteligência artificial como ferramenta de fiscalização e participação social. “É uma alegria imensa perceber o quão atentos os jovens estão às novas tecnologias, aos seus usos e aos riscos que elas podem apresentar”, comentou a controladora-geral.

DESTAQUES – Os agentes de Transparência, de Ouvidoria, de Controle Interno e de Compliance que se destacaram no ano foram homenageados durante o congresso. “A premiação é dada ao servidor e ao gestor, porque entendemos que o apoio da alta administração é essencial para que eles realizem um bom trabalho”, disse a controladora-geral do Estado.

Os agentes são avaliados em três categorias: administração direta; autarquias; empresas e serviço social autônomo. Essa divisão foi estabelecida porque cada categoria tem rotinas próprias. Para a escolha do vencedor, ocorreu a votação entre pares, em que os agentes de cada área votam, e foi considerada a quantidade de horas de capacitação cursadas.

Leia Também:  Copel abre chamada pública para melhorar eficiência energética em escolas públicas

Além desses critérios, cada coordenadoria da CGE estabelecia outros indicadores para a avaliação, como proatividade, comprometimento e cumprimento de metas.

Para o controle interno também foram levados em consideração os relatórios apresentados e se a prestação de contas do órgão ou entidade foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado. Nesta área, se destacaram Michele Lorelei Martins, da Secretaria da Saúde; Marta Kaiser dos Reis, Instituto Água e Terra; Simone Yoko Amorim, do Palco Paraná.

Em ouvidoria, foi considerado o desempenho e engajamento do agente, além da promoção de reuniões e palestras. Os destaques foram Lais Alves Ventura, da Secretaria de Estado da Saúde; Jeanize Aparecida de Franca Barbosa, do Departamento de Estradas de Rodagem; e Louisie Caroline de Pascoal, da Celepar.

As publicações no Portal da Transparência e participação de reuniões e capacitações também influenciaram na escolha do agente de Transparência, que, em alguns lugares, é o mesmo que o de Ouvidoria. Receberam a placa comemorativa Evanize Scheleider, da Secretaria da Educação; Décio Sabbatini Barbosa, da Universidade Estadual de Londrina; e Louisie Caroline de Pascoal, da Celepar.

O agente de Integridade e Compliance coordena os núcleos que comportam os agentes das outras áreas. Eles também foram avaliados pela qualidade do serviço entregue e comprometimento em fazer o monitoramento da gestão de riscos junto à adminstração do órgão ou entidade. Foram premiados Fernanda Bertoldi, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Bruna Marcondes de Oliveira Reimann, do Detran-PR; e Daniel Kravetz, da Paranáprevidência.

“Essa premiação visa reconhecer aqueles que fazem a diferença no serviço público, se destacando nas áreas de atuação da CGE em órgãos e entidades do Estado”, explicou Leticia Ferreira da Silva.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Secretário de Agricultura recebe Troféu Agroleite como Personalidade do Ano

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Secretaria de Estado da Educação terá nova sede em Curitiba

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA