NOVA AURORA

PARANÁ

Centro Juvenil de Artes Plásticas comemora 71 anos em exposição no Museu Guido Viaro

Publicado em

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre nesta terça-feira (11), às 15h, a mostra “71 anos de arte”, no Museu Guido Viaro, em tributo ao seu aniversário, celebrado no dia 16 de junho. A exposição, que reúne trabalhos de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, apresenta desenhos que retratam o próprio Centro Juvenil e a sua icônica fachada, além de representar seus idealizadores Guido Viaro e Eny Caldeira, conectando a história e a identidade da instituição.

Fundado em 1953, o CJAP se destaca como o único equipamento público do Paraná dedicado exclusivamente ao ensino de arte e cultura para crianças e adolescentes. Fortalecido por sete décadas de história, o Centro Juvenil de Artes Plásticas continua a escrever sua trajetória refletindo seu compromisso com a arte-educação, por meio de uma ampla gama de oficinas e outras atividades, como o Concurso Paranaense de Desenho.

O vínculo entre o Museu Guido Viaro e o CJAP é profundo e histórico. Criado em homenagem a Guido Viaro, o museu celebra a jornada artística do ítalo-brasileiro como pintor, professor e idealizador visionário, que entre seus tantos projetos, destaca-se a cofundação do CJAP. Relembrando a trajetória do centro, a mostra também reforça a conexão entre Guido e essas duas instituições fundamentais para a cultura paranaense.

Leia Também:  Novo posto do Ipem-PR auxilia na vistoria de caminhões-taque de outros estados

Para o diretor do Centro Juvenil, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, celebrar cada aniversário da instituição é reconhecer a dedicação e o talento de inúmeras gerações de jovens artistas que passaram em suas salas de aula.

“Esta exposição é um tributo ao legado de Guido e Eny, que vislumbraram um espaço onde a arte pudesse florescer desde a infância. Continuamos a honrar essa visão, proporcionando um ambiente onde a criatividade e a expressão artística são incentivadas e valorizadas”, afirmou Vidal.

“Comemoramos o reconhecimento do poder da arte na educação”, diz a coordenadora do Setor Educativo do CJAP, Adriana Dalazen Cichocki, testemunha de como a instituição transforma a vida de muitos jovens. “Esta exposição é uma oportunidade de apreciar o trabalho do Centro Juvenil e do talento de nossos alunos”, acrescenta.

Serviço:

Exposição “71 anos de arte”

Abertura: 11 de junho, às 15h

De terça a sábado, das 14h às 18h

Museu Guido Viaro

Rua XV de Novembro, 1348, Centro – Curitiba

Leia Também:  Tirolesa com 60 metros e parede de escalada são convite para aventura na praia de Caiobá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Novo projeto de lei institui o Programa Bombeiro Integrado para atender mais municípios

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA