NOVA AURORA

PARANÁ

Centro de Memórias do Esporte Paranaense reúne personalidades para resgatar histórias do futebol

Publicado em

Personalidades do futebol paranaenses participaram nesta segunda-feira (12), em Curitiba, do evento “Ei craque, você foi convocado”, que buscou resgatar histórias e fatos que marcam o futebol paranaense.

Promovido pela Superintendência Geral do Esporte, por meio do Centro de Memória do Esporte Paranaense, o encontro reuniu o preparador físico Carlinhos Neves e os ex-jogadores e agora técnicos de futebol Levir Culpi e Adilson Batista. O escritor e publicitário Ernani Buchmann lançou seu novo livro, que mistura ficção e realidade para narrar uma Copa de 1942 (que não aconteceu por causa da Segunda Guerra Mundial).

Eles participaram de uma roda de conversa e compartilharam experiências e vivências acerca do futebol, mediada pelo diretor de Esportes e apresentador da Rede CNT, Osmar Antonio.

A coordenadora do Centro de Memória do Esporte Paranaense, Débora Russo, destacou a integração e união da história com o presente e futuro do esporte paranaense. “Os participantes comentaram a importância deste tipo de encontro para que possamos mostrar o passado e unir com o presente e futuro. Teremos muitos outros eventos e atividades daqui pra frente”, disse.

Leia Também:  Sistema Paranaense de Fomento recebe Selo de Agente Transformador do Território Oeste

LIVRO – Escritor, ex-presidente do Paraná Clube (1996-1998) e publicitário, Ernani Buchmann fez o lançamento oficial do seu livro “Copa de 42 – O Simbólico Mundial Nazi-Fascista”, que é uma mistura de ficção e realidade para narrar os episódios que cercaram a não-realização.

“Resgatei uma crônica que escrevi em 1985, sobre uma pretensa Copa de 1942, um momento bem complicado para todos que vivenciaram aquela época. Eu consegui uma explicação do porquê esta Copa existiu, mas de uma maneira não convencional, conforme escrevi com detalhes nesta ficção. Acredito que esta história é muito importante para plantar uma semente na cabeça das pessoas, principalmente da nova geração, para que entendam como a guerra afetou não só a Europa, mas sim todo o mundo”, disse.

A Superintendência Geral do Esporte, por meio do Centro de Memória do Esporte Paranaense, produziu um documentário sobre esta obra.

CENTRO DE MEMÓRIA – O Centro de Memória do Esporte Paranaense é um espaço público criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com o objetivo de resgatar e preservar a história do esporte no Paraná. O Centro de Memória teve início na década de 1990, quando diversos objetos, como troféus, fotos, medalhas, recortes de jornais, livros e documentos sobre as atividades que aconteciam na Secretaria de Esporte, passaram a ser guardados.

Leia Também:  Futebol de campo: conheça os campeões da 4ª edição do Paraná Bom de Bola

Confira o documentário sobre o livro:

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Rafa Kalimann e José Loreto tem reencontro desconcertante na TV: "Várias memórias!”

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer divulga atividades educativas gratuitas para o mês de maio

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA