10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Celepar mostra tecnologias alinhadas a iniciativas internacionais na Smart City

    Publicado em

    Tecnologias utilizadas nos Estados Unidos e em países europeus e asiáticos já estão presentes em soluções desenvolvidas no Paraná, para áreas como educação, trânsito e economia. Inteligência artificial, automação e autobiometria são alguns exemplos de recursos utilizados para aprimorar serviços públicos ao redor do mundo, e também no Paraná. 

    O alinhamento das iniciativas em prática no Estado com tecnologias internacionais foi o tema da palestra proferida pelo diretor de Mercado da Celepar, André Telles, nesta terça-feira (25), durante o Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas.

    Um exemplo é o setor da mobilidade urbana: o estado da Califórnia (EUA) anunciou no ano passado uma parceria com uma empresa de identidade biométrica para seu programa de carteiras digitais de motorista. A tecnologia permite que os condutores confirmem sua identidade por meio do reconhecimento facial.

    Uma iniciativa semelhante entrou em vigor no Paraná este ano. Condutores podem renovar as fotos de suas carteiras nacionais de habilitação por meio do aplicativo Detran Inteligente. Basta tirar uma selfie e o sistema é capaz de autenticar a identidade do motorista. A ferramenta, implementada pela Celepar, conta com técnicas de antispoofing, que previnem fraudes.

    “Ao desenvolver essas soluções, buscamos não apenas acompanhar tendências globais, mas adaptar as melhores práticas à realidade do Paraná, garantindo inovação com impacto direto na vida das pessoas”, afirmou André Telles. “Com a implementação dessas tecnologias, o Paraná se consolida como um polo de inovação no Brasil, trazendo para soluções que otimizam serviços públicos, melhoram a experiência dos cidadãos e impulsionam o desenvolvimento econômico”.

    Leia Também:  Voo de balão encerra atividade no Verão Maior Paraná com mais de mil participantes

    EDUCAÇÃO – Muitos países também vêm investindo no uso da tecnologia no setor da educação. Na Espanha, a IE University começou, em 2025, a integrar ferramentas da OpenAI (empresa de pesquisa em inteligência artificial) em todo seu ecossistema acadêmico.

    Colégios da rede estadual do Paraná também têm integrado inteligência artificial em sala de aula. O Aprendiz Inteligente é um exemplo dessa iniciativa. Trata-se de um software que utiliza IA generativa para auxiliar estudantes, criando questões e experiências personalizadas de estudo, com base em seu ritmo de aprendizagem, dificuldades e habilidades.

    Instituições de ensino e docentes também podem utilizá-lo para obter diagnósticos de aprendizagem, identificando quais conteúdos foram bem assimilados e quais precisam ser reforçados. A ferramenta ainda conta com IA preditiva para fornecer indicadores de como será a performance dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

    O Aprendiz Inteligente começou em fase-piloto no segundo semestre de 2024 em 10 colégios voltados à Educação de Jovens e Adultos. Em 2025, seguirá em teste em outras instituições.

    MENOR PREÇO – Na palestra, Telles ainda abordou o aplicativo Menor Preço, que compara valores de produtos comercializados em regiões próximas ao usuário. Uma solução semelhante (PriceRunner) é utilizada em países como Suécia, Dinamarca, Noruega e Alemanha.

    Leia Também:  Governo propõe alteração na escolaridade para ingresso na PMPR e no Corpo de Bombeiros

    Assim como o aplicativo europeu, o Menor Preço conta com filtro para exibir os produtos em ordem crescente de valor. Além disso, o app paranaense ainda conta com uma categoria específica para combustíveis, ajudando o motorista a economizar ao abastecer.

    “Vemos soluções semelhantes sendo utilizadas com sucesso em diversos países, e o Menor Preço coloca o Paraná no mesmo nível de inovação. A tecnologia permite que os consumidores tenham mais controle sobre seus gastos, promovendo transparência e competitividade no mercado”, ressaltou Telles.

    NEGÓCIOS – Já no âmbito de negócios e desenvolvimento regional, a comparação foi entre a plataforma Paraná Negócios e a InvestSingapore — esta é uma plataforma desenvolvida pelo EDB — agência ligada ao Ministério do Comércio e Indústria de Singapura. Com o objetivo de atrair investimentos ao país, o site reúne informações sobre seu ambiente de negócios, setores industriais e iniciativas de inovação.

    A proposta do Paraná Negócios é similar: criar uma ponte entre municípios e empresas, para possibilitar o desenvolvimento econômico das cidades. Na plataforma paranaense, empresas que estiverem chegando ao Estado podem encontrar o local que melhor atende às suas necessidades. 

    Os municípios, por sua vez, podem apresentar sua estrutura e benefícios, incluindo informações como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Mutirão de estágios tem mais de 1,4 mil atendimentos e 362 estudantes pré-aprovados

    Published

    on

    By

    Curitiba sediou nesta quarta-feira (9) o primeiro Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A ação ofereceu mais de 1.300 oportunidades de estágio e jovem aprendiz para estudantes a partir de 16 anos, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior.

    De acordo com a Agência do Trabalhador de Curitiba, foram entregues 660 senhas de atendimento e registradas 1.471 participações nos processos seletivos — muitos candidatos aproveitaram para participar de mais de uma seleção. No total, 362 estudantes saíram pré-aprovados ou já contratados.

    “O mutirão foi um grande sucesso. Tivemos quase 1,5 atendimentos e centenas de jovens já saíram daqui contratados. Quero agradecer às 18 empresas que participaram e saíram muito satisfeitas, e agradecer também a presença de todos os estudantes que confiaram na ação”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

    Leia Também:  Litoral do Paraná terá torneios de beach tennis e pesca esportiva no fim de semana

    O evento foi realizado na Agência do Trabalhador Central. Sem exigência de experiência prévia, o mutirão se consolidou como uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego e deseja iniciar sua trajetória profissional.

    O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, destacou a importância da ação. “As empresas tiveram atendimento online, cadastro na hora e encaminhamentos. Muitos estudantes já saíram com a relação de documentos necessários para as próximas etapas. Nossos jovens souberam aproveitar a oportunidade. Essa é uma ação da secretaria que realmente faz a diferença”, disse.

    A iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado para ampliar o acesso dos estudantes paranaenses ao mercado de trabalho, contribuindo para sua formação prática e desenvolvimento profissional.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA