NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar implementa adaptações de acessibilidade para cidadãos utilizarem serviços digitais

Publicado em

A Celepar implementou em dezembro adaptações de acessibilidade na plataforma Central de Segurança, que permite que o cidadão faça login e acesse serviços digitais de diferentes órgãos do Governo do Estado. As mudanças facilitam a vida das pessoas com deficiência visual.

Com as adaptações, o usuário com deficiência visual pode navegar facilmente pela plataforma, por meio do software de leitura de tela já utilizado por ele. Anteriormente, a Central de Segurança não tinha compatibilidade com esse tipo de programa.

Esses softwares informam, em áudio, todos os ícones, textos e recursos exibidos na página. Além disso, eles auxiliam na hora de fazer login, no momento de preencher o “captcha” – recurso que distingue um acesso humano de um feito por um robô. Essa validação de acesso pode ser feita por meio da digitação do resultado de uma conta matemática ou identificação de imagens, por exemplo. Com o software de leitura de tela, o usuário com deficiência visual pode escutar as informações do “captcha” e executar a ação.

Leia Também:  Unidades do IAT no Paraná também recebem donativos para ajudar o Rio Grande do Sul

“Antes, o sistema não possuía compatibilidade com o leitor de Libras, o que impedia que o usuário utilizasse sozinho todas as ferramentas e recursos. Agora, ele tem autonomia do começo ao fim da navegação na plataforma”, conta Marcos Lanza, coordenador de Inovação Aplicada da Celepar, que participou do desenvolvimento das adaptações.

Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, ressalta a importância de soluções de tecnologia assistiva. “É preciso garantir que o público PCD acesse e utilize o ambiente digital sem desconfortos, com segurança e autonomia. A combinação entre tecnologia e acessibilidade não traz benefícios apenas para as pessoas com deficiência, mas para sociedade como um todo”, completa.

CENTRAL DE SEGURANÇA – A Central de Segurança é utilizada para acessar diversos serviços do Governo do Estado, como o portal PIÁ (Paraná Inteligência Artificial). Ela também é usada em sistemas corporativos do Estado, como o e-Protocolo e a Central de Viagens. 

Leia Também:  Escolas estaduais: Rede Clubes de Ciência recebe inscrições de projetos até 9 de agosto

PARANÁ ACESSÍVEL – A Celepar ainda atua no desenvolvimento de uma plataforma para o Paraná Acessível, programa que visa à ampla divulgação de informações e serviços sobre acessibilidade voltados às pessoas com deficiência. A página deve ser lançada no primeiro trimestre de 2024. A iniciativa é idealizada pela Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPCD), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Família.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Com investimento de R$ 10,1 milhões, Polícia Civil inaugura Delegacia Cidadã em Londrina

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Em parceria com colégio, Polícia Penal leva alunos de enfermagem para atender apenados, em Piraquara

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA