NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar implementa adaptações de acessibilidade para cidadãos utilizarem serviços digitais

Publicado em

A Celepar implementou em dezembro adaptações de acessibilidade na plataforma Central de Segurança, que permite que o cidadão faça login e acesse serviços digitais de diferentes órgãos do Governo do Estado. As mudanças facilitam a vida das pessoas com deficiência visual.

Com as adaptações, o usuário com deficiência visual pode navegar facilmente pela plataforma, por meio do software de leitura de tela já utilizado por ele. Anteriormente, a Central de Segurança não tinha compatibilidade com esse tipo de programa.

Esses softwares informam, em áudio, todos os ícones, textos e recursos exibidos na página. Além disso, eles auxiliam na hora de fazer login, no momento de preencher o “captcha” – recurso que distingue um acesso humano de um feito por um robô. Essa validação de acesso pode ser feita por meio da digitação do resultado de uma conta matemática ou identificação de imagens, por exemplo. Com o software de leitura de tela, o usuário com deficiência visual pode escutar as informações do “captcha” e executar a ação.

Leia Também:  Professores da rede estadual podem participar de programa de formação em ciência cidadã

“Antes, o sistema não possuía compatibilidade com o leitor de Libras, o que impedia que o usuário utilizasse sozinho todas as ferramentas e recursos. Agora, ele tem autonomia do começo ao fim da navegação na plataforma”, conta Marcos Lanza, coordenador de Inovação Aplicada da Celepar, que participou do desenvolvimento das adaptações.

Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, ressalta a importância de soluções de tecnologia assistiva. “É preciso garantir que o público PCD acesse e utilize o ambiente digital sem desconfortos, com segurança e autonomia. A combinação entre tecnologia e acessibilidade não traz benefícios apenas para as pessoas com deficiência, mas para sociedade como um todo”, completa.

CENTRAL DE SEGURANÇA – A Central de Segurança é utilizada para acessar diversos serviços do Governo do Estado, como o portal PIÁ (Paraná Inteligência Artificial). Ela também é usada em sistemas corporativos do Estado, como o e-Protocolo e a Central de Viagens. 

Leia Também:  Dia da Ciência e do Pesquisador: IDR-PR destaca avanços para a agropecuária

PARANÁ ACESSÍVEL – A Celepar ainda atua no desenvolvimento de uma plataforma para o Paraná Acessível, programa que visa à ampla divulgação de informações e serviços sobre acessibilidade voltados às pessoas com deficiência. A página deve ser lançada no primeiro trimestre de 2024. A iniciativa é idealizada pela Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPCD), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Família.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador discute programas turísticos e Ganhando o Mundo com prefeitos na Flórida

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Dia da Ciência e do Pesquisador: IDR-PR destaca avanços para a agropecuária

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA