NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar é premiada por novo sistema de climatização e economia de energia

Publicado em

A Celepar foi uma das vencedoras do prêmio Destaque do Ano SMACNA Brasil-2024, na categoria Retrofit/Expansão Direta. A premiação reconhece inovações e boas práticas no setor de climatização. A cerimônia foi realizada no dia 17, em São Paulo. O projeto premiado envolveu uma modernização completa no sistema de climatização do edifício administrativo da empresa, elevando a eficiência energética e proporcionando uma redução de até 50% nos custos com energia elétrica.

A obra contemplou a substituição do antigo sistema, que usava água gelada, por uma tecnologia mais moderna e eficiente, o sistema de expansão direta multimodular tipo VRF (Fluxo de Refrigerante Variável), com capacidade de 235 TR (toneladas de refrigeração). Essa inovação trouxe não apenas conforto térmico para os ambientes de trabalho, mas também um impacto positivo no consumo de energia. Com esse avanço, a Celepar passa a atender rigorosamente as normas de conforto exigidas pela NR-17 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além da economia de energia, o novo sistema de climatização garante a qualidade do ar interno com um sofisticado controle digital, que automatiza a renovação do ar e mantém o controle de níveis de gás carbônico. A solução também utiliza um gás refrigerante ecológico, o R-410A, e um sistema de filtragem de ar de alta eficiência com recuperação de calor entálpico, promovendo sustentabilidade e menor impacto ambiental.

Leia Também:  Governador recebe embaixador do Azerbaijão e destaca potenciais produtivos do Paraná

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE – A modernização do sistema de climatização da Celepar trouxe várias melhorias práticas. O novo sistema possui um controle centralizado, que monitora e ajusta automaticamente o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado. Isso facilita a manutenção, ajuda a identificar problemas com antecedência e reduz ainda mais os custos de operação.

Além disso, a distribuição do ar foi cuidadosamente planejada para proporcionar um ambiente confortável, mesmo em salas com tetos altos, graças aos difusores de alta indução, que garantem que o ar circule de maneira eficiente. Outro ponto importante é a redução do ruído: o novo sistema tem um tratamento acústico que deixa o ambiente mais silencioso, contribuindo para o conforto dos colaboradores que trabalham no local.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Sanepar apresenta iniciativas de recuperação energética de biogás em GT do G20

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Apesar de alto, índice de abstenção no vestibular da UEL já era previsto

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA