NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar e Hotmilk vão criar soluções conjuntas para aprimorar serviços públicos

Publicado em

Foi lançado nesta terça-feira (12) o programa de inovação aberta Impulse, uma parceria entre a Celepar e a Hotmilk – ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR). A iniciativa tem o objetivo de identificar os principais desafios do Governo do Paraná e entregar soluções assertivas para aprimorar os serviços prestados ao cidadão.

Durante o programa, que tem duração de dois anos, haverá um mapeamento dos principais desafios enfrentados nas áreas da educação, segurança pública, mobilidade urbana, saúde, infraestrutura, meio ambiente e economia. A partir desse levantamento, será possível buscar startups que possam desenvolver e implementar soluções relevantes para cada setor.

Paralelamente, serão realizados design sprints (processo com o objetivo de reduzir riscos ao criar um produto) com oficinas práticas, reunindo equipes da Celepar, da Hotmilk e representantes dos órgãos públicos responsáveis pelas áreas contempladas. Assim, será possível executar projetos especiais em conformidade com as necessidades de cada secretaria estadual ou entidade pública.

Leia Também:  Darci Piana defende fortalecimento de debates sobre reforma tributária

“É um programa que vai estimular a cultura de inovação e promover a troca de conhecimento, além de entregar resultados práticos que beneficiarão o governo e o cidadão. Assim, vamos impulsionar ainda mais a transformação digital no Estado”, disse Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

Marcelo Moura, diretor da Hotmilk, enumerou as bases que fundamentam a iniciativa. “O primeiro pilar do programa é o desenvolvimento e a criação de soluções inovadoras para o cidadão. O segundo eixo promove conexões, formatando parcerias e negócios inovadores. Queremos aprender, porque a inovação demanda um aprendizado contínuo”, disse.

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel, destacou que o governo estadual aposta em tecnologia. “Novas soluções digitais não apenas simplificam processos, mas representam um elo direto entre a administração pública e o cidadão”, afirmou.

CAPACITAÇÃO – Além dos ciclos de inovação aberta e os design sprints, o programa Impulse também contempla capacitação para colaboradores da Celepar em temas como criatividade, design thinking, gestão de ideias, métodos ágeis e tendências de inovação.

Leia Também:  PCPR leva serviços a Mandaguari, Astorga e Santo Antônio da Platina

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Saúde alerta para cuidados em casos de acidentes com águas-vivas e caravelas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Grupo de comédia Tesão Piá se apresenta no Guairinha nos dias 16 e 17 de março

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA