NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar disponibiliza passo a passo para recadastramento digital da Paranaprevidência

Publicado em

Os aposentados e pensionistas da Paranaprevidência têm até 31 de dezembro de 2023 para fazer o recadastramento digital através do site ou pelo aplicativo. Essa atualização é fundamental para manter o beneficiário ativo no sistema do Governo e garantir a continuidade do benefício de aposentadoria. Para facilitar o processo a Celepar criou um passo a passo de como fazer o procedimento (veja abaixo).

Com o objetivo de facilitar e simplificar o processo de atualização dos dados pessoais, o recadastramento foi transferido para o formato online. Em parceria com a Paranaprevidência, a Celepar desenvolveu um aplicativo exclusivo – o PR Prev. A solução proporciona segurança e eficiência, o que é especialmente importante para os aposentados, evitando deslocamentos e filas nas unidades de atendimento.

Segundo o presidente da Paranaprevidência, Felipe José Vidigal dos Santos, a implementação das soluções digitais em parceria com a Celepar trouxe benefícios significativos. O uso do aplicativo permitiu simplificar e agilizar o recadastramento dos beneficiários, além de oferecer ou facilidades, como o comprovante de rendimentos para o Imposto de Renda e o contracheque.

A adesão ao aplicativo ultrapassa 68 mil usuários em maio, e espera-se um aumento ao longo do ano. “A Paranáprevidência tem o compromisso de fornecer serviços de qualidade, profissionalismo e segurança aos aposentados e pensionistas, e as plataformas digitais são fundamentais para atingir esse objetivo”, destacou.

Confira o passo a passo para acessar o aplicativo PR Prev e atualizar as informações:

Leia Também:  Dia D: Saúde prevê adesão da população e disponibiliza mais de 1,3 mil salas de vacinação

Passo 1: Preparação

Antes de iniciar o processo de recadastramento, verifique se você possui os seguintes itens:

Dispositivo móvel (smartphone ou tablet) com acesso à internet

Número de CPF (Cadastro de Pessoa Física)

Passo 2: Baixe o aplicativo

Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS) e pesquise por “Paranaprevidência”. Em seguida, selecione o app oficial da Paranaprevidência e faça o download gratuito, ou clique neste LINK, na aba “Como consigo acessar/e baixar o aplicativo?“.

Passo 3: Instale o aplicativo

Após o download, siga as instruções para instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel. Certifique-se de conceder as permissões necessárias para o funcionamento correto da ferramenta.

Passo 4: Abra o aplicativo

Localize o ícone do aplicativo PR Prev em sua tela inicial ou em seu menu de aplicativos e toque para abri-lo.

Passo 5: Acesse sua conta

Ao abrir o aplicativo, você será direcionado para a tela de login. Insira o seu número de CPF e clique na barra verde para continuar. Em seguida, escolha a opção de acesso. Recomendamos que seja utilizado o número de celular previamente cadastrado, pois você receberá o código de acesso diretamente em seu aparelho por mensagem de texto. Em seguida, toque no botão “Acessar” para prosseguir, aceite os termos de uso – que aparecerão se for o seu primeiro acesso – e você será redirecionado para a página de login.

Leia Também:  Com mais de 54 mil clientes, Compagas tem ano marcado pela sustentabilidade

Caso você tenha esquecido a senha, solicite a recuperação no “link em azul”.

Passo 6: Atualize suas informações

Ao fazer o login, você terá acesso à interface do aplicativo, onde poderá visualizar e atualizar suas informações cadastrais, além de utilizar funcionalidades como: consulta de contracheque e rendimentos de imposto de renda. Para o recadastramento, escolha a opção “próprio beneficiário” e siga as instruções apresentadas na tela para revisar e inserir seus dados atualizados, e enviar a foto dos documentos solicitados (certidão de nascimento ou casamento e RG frente e verso).

Passo 7: Verifique os dados

Após inserir todas as informações necessárias, recomendamos que você revise cuidadosamente os dados antes de confirmar o envio. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas e atualizadas.

Passo 8: Envie as atualizações e faça a validação facial

Este é o último passo. Posteriormente à verificação final, clique no botão “Enviar” para encaminhar as atualizações feitas. Aguarde alguns instantes para que o sistema processe os dados e confirme o recebimento.

Uma última dica. Para fazer o recadastramento digital junto à Paranaprevidência, seja pelo site ou pelo aplicativo, é importante que a documentação completa seja incluída para que as etapas possam ser concluídas com sucesso. Além disso, há a opção de visualizar uma prévia antes de finalizar o processo, o que ajuda a revisar se todos os dados inseridos estão corretos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Eletronova: tudo o que você precisa saber sobre fechaduras digitais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar suspende corte de água por falta de pagamento e prorroga adesão à renegociação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA