NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar comemora aniversário de 58 anos em meio a projeto de expansão internacional

Publicado em

Primeira empresa pública de tecnologia do País, a Celepar celebrou nesta quarta-feira (30) 58 anos de história dedicada ao cidadão paranaense. Houve uma pequena cerimônia na sede da empresa. Entre as atrações, os servidores tiveram como experiência o acesso a um túnel imersivo que simbolizou o futuro tecnológico. A Celepar também lançou seu novo “funcionário”, o robô Marvin, que teve seu nome eleito pelos colaboradores em enquete interna. Ele é inspirado na franquia de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias” e atenderá pessoas que visitarem a Celepar.

Em um ano repleto de realizações, a companhia teve a sua expansão internacional como um dos principais motivos para comemorar. “Temos muitos motivos para comemorar, como a nossa busca por mais parceiros que trazem novas oportunidades de negócio, novas metodologias de entrega de projetos e também em aumentar a nossa fábrica de software para entregar serviços com mais velocidade”, celebrou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

“Tudo isso reflete em uma nova Celepar, a Celepar do amanhã, que reinventa seus processos pensando em melhorar a vida do cidadão, além de proporcionar conexões em todas as esferas, inclusive, internacionais com os escritórios estabelecidos no Vale do Silício (EUA) e em Portugal”, complementou.

Representando o Governo do Estado no evento, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, disse que a Celepar tem ajudado o Estado a fazer uma gestão moderna, eficiente e inovadora. “Estamos levando o desenvolvimento a todas as regiões do nosso Estado, inclusive sendo protagonista. Hoje ultrapassamos o Rio Grande do Sul e somos a quarta economia do País. Isso acontece também pela integração de dados e agilidade no atendimento às empresas e ao cidadão”, disse.

Leia Também:  Wanessa Camargo faz aniversário e reflete sobre a chegada dos 40: ” Significativo!”

O superintendente geral de Inovação do Estado, André Telles, afirmou que a tecnologia é essencial e está aliada ao lado humano. “A Celepar também é ‘tecnopessoas’, o que se torna a empresa diferente, com uma qualidade técnica de altíssimo nível e que possui profissionais das mais diversas habilidades. Eles ajudam a construir o futuro do Paraná”, afirmou.

EXPANSÃO INTERNACIONAL – Na esteira de atualização constante no universo tecnológico, a companhia desembarcou no início deste ano no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e inaugurou seu primeiro escritório internacional em Palo Alto, dentro da Startse University. Também em 2022, a Celepar estabeleceu um escritório internacional em solo europeu, na capital portuguesa, Lisboa.

Esta iniciativa tem como objetivo gerar benefícios diretos e indiretos para a companhia, como marca e empresa inovadora, além do estreitamento das relações com clientes e colaboradores sobre soluções inovadoras globais. Dessa forma, a Celepar se conecta com o ecossistema de inovação internacional por meio de missões, sempre com um tema definido em uma vertical de governo, o que pode ajudar a elaborar mais serviços à sociedade.

Leia Também:  Compagas comemora marca de 1 milhão de m³/dia de gás canalizado distribuído

HISTÓRIA – Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do Brasil. Tem a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual.

Em 1965 a companhia adquiriu o seu primeiro computador. Entre os serviços que marcaram época, esteve o sistema de teleprocessamento para identidades, em 1980, pioneiro na identificação de RGs duplicados, e o recadastramento eleitoral em 1986, feito em tempo recorde, no qual os cidadãos paranaenses foram os primeiros do País a receberem os novos títulos de eleitor.

Mais recentemente, em 2019, a Celepar lançou a plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), solução pioneira no Brasil que possibilita ao cidadão acessar de forma ágil e inteligente mais de 600 serviços do Governo do Estado. As iniciativas da empresa também melhoram sistemas de hospitais, gestão de recursos humanos e financeiros, proteção de dados e gerenciamento de ações do meio ambiente.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Deputado Luiz Fernando Guerra comemora 120 dias da nova PRC-280

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Circo na Praia e Circo na Praça movimentam programação do Verão Maior Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA