NOVA AURORA

PARANÁ

Celebrando 70 anos, Centro Juvenil de Artes Plásticas promove 4º Concurso de Desenho

Publicado em

Estão abertas as inscrições para o 4º Concurso Paranaense de Desenho, evento promovido pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura. Até o dia 11 de agosto, crianças e jovens de 8 a 17 anos matriculados em escolas públicas ou privadas em todo o Paraná poderão participar.

Com o tema “Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná – 70 anos ensinando arte”, esta edição celebra a importância na educação e difusão da arte paranaense e das ações desenvolvidas pelo CJAP, que este ano comemora 70 anos de criação (16 de junho de 1953). Para a produção das artes, os participantes poderão escolher entre dois subtemas que envolvem a trajetória da instituição: “História do CJAP” e “Artistas ex-alunos e diretores do CJAP”.

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, giz de cera, pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser original e inédita, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

Leia Também:  Projeto Rio Vivo promove soltura de 80 surubins, espécie ameaçada de extinção

O concurso irá selecionar 40 trabalhos, divididos em duas categorias: infantil, para participantes de 8 a 12 anos; e juvenil, para participantes de 13 a 17 anos. Serão escolhidos 20 desenhos em cada categoria, totalizando 40 selecionados para a próxima fase do concurso, que será definida em setembro. Para promover a inclusão e diversidade, 30% das vagas destinam-se aos participantes das cotas: raça, pessoas com deficiência, baixa renda e refugiados.

O diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, disse que o concurso é uma oportunidade única para crianças e jovens de todo o Paraná expressarem sua criatividade, talento e sua visão de mundo. “E, ainda, esta edição do concurso faz parte das celebrações de 70 anos do CJAP, uma instituição que tem desempenhado um papel fundamental na formação destes jovens artistas e na disseminação da arte em nosso Estado”, afirmou.

Adriana Carla Dalazen Cichocki, responsável pela equipe organizadora, ressaltou que ao escolher esse tema busca-se valorizar a história e pioneirismo da instituição, que tem contribuído para o desenvolvimento do olhar sensível de gerações. “Também queremos incentivar alunos e professores de todo o Paraná a pesquisarem a história e as pessoas que fizeram parte deste centro de arte”, completou.

Leia Também:  Estado confirma R$ 4,8 milhões para unidade do Hospital Erasto Gaertner de Irati

INSCRIÇÕES

Para se inscrever e enviar os desenhos digitalizados os interessados devem preencher os formulários abaixo:

Categoria Infantil – 08 a 12 anos

Categoria juvenil – 13 a 17 anos.

As inscrições vão até 11 de agosto. Em setembro serão divulgados os 40 selecionados que irão integrar tanto o catálogo quanto a exposição.

Confira datas, requerimentos e detalhes do processo seletivo acessando o regulamento completo AQUI . O documento de cessão de imagem e direitos autorais, solicitado como anexo no formulário, pode ser encontrado AQUI .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Maripá promove espetáculo com Espaço Sou Arte nesta quinta-feira (25)

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM comemora 50 anos com ouro em Olimpíada

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA