NOVA AURORA

PARANÁ

Ceasa de Curitiba doa 12 toneladas de alimentos para União da Vitória e Rio Negro

Publicado em

Em uma ação coordenada pelo Governo do Paraná e o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc), a Ceasa Curitiba fez nesta quarta-feira (11) uma doação de quase 12 toneladas de alimentos para as cidades União da Vitória e Rio Negro, que foram bastante atingidas pelas chuvas e cheias nos rios desde o último final de semana. A ação foi realizada pelos permissionários, produtores rurais e coordenadores do Programa Banco de Alimentos – Comida Boa.

Um caminhão da Defesa Civil será utilizado para fazer o transporte. Foram doadas diversos tipos de frutas, legumes, verduras, hortaliças, além de alimentos industrializados (sucos, molhos e processados) e materiais de higiene pessoal.

Paulo da Nova, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, disse que essa é uma ação muito importante na área socia. “Calculamos em torno de 12 toneladas de alimentos, que foram doados tanto pelo Sindaruc, que representa os atacadistas, mas também pelos produtores. Reunimos esforços para ajudar dois municípios que precisam muito nesse momento”, explicou.

Leia Também:  MUPA abrirá mostra resultante de curadoria compartilhada com bolsistas indígenas

O presidente do Sindaruc, Paulo Salesbram, agradeceu aos permissionários e produtores. “As famílias já sofreram muito, muitas perdas, e essa é uma maneira de levar comida de qualidade. A Ceasa é uma grande central de abastecimento, uma das maiores do Brasil, com circulação de milhares de toneladas de alimentos todos os dias, e sentimos que precisávamos ajudar”, complementou.

COMIDA BOA – O Banco de Alimentos – Comida Boa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais, mas em boas condições de consumo, os transforma em molhos, sopas, sucos e processados e, depois, repassa esses alimentos já devidamente embalados e prontos para consumo para creches, orfanatos, hospitais públicos, entre outras instituições. Em 2022, o Banco de Alimentos Comida Boa distribuiu 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais, média mensal de 487 toneladas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Published

on

By

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  MUPA abrirá mostra resultante de curadoria compartilhada com bolsistas indígenas

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Sanepar promoverá mais de 30 ações socioambientais em Londrina em 2024

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA