NOVA AURORA

PARANÁ

Cataratas do Iguaçu são atração turística da Casa Brasil durante as Olimpíadas de Paris

Publicado em

As Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleitas recentemente como o melhor destino pelos usuários do site de viagens Tripadvisor, representam o Paraná na Casa Brasil, uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae. O atrativo é um dos destaques do estande montado no Parc La Villete, em Paris, um ponto de encontro de torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas do mundo inteiro, que podem conhecer um pouco mais dos principais atrativos brasileiros.

A montagem do espaço, que apresenta as quedas d’água através de um painel ‘instagramável’ e de um óculos de realidade virtual, teve o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo. A apresentação das Cataratas faz parte de uma escolha da Embratur para convidar os turistas internacionais a conhecerem Foz do Iguaçu e a região.

“As Cataratas do Iguaçu são um exemplo de atrativo paranaense pronto para receber turistas do mundo inteiro. Ter nosso atrativo representando o Paraná em Paris durante as Olimpíadas revela a importância e o potencial que ele tem no mundo”, afirmou o secretário do Turismo, Márcio Nunes. “Em 2023, mais de 1,8 milhão de pessoas visitaram esse espetáculo da natureza segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu, e neste ano já estamos próximos da casa de um milhão de visitantes”.

Leia Também:  Paraná tem maior volume de investimentos entre os estados do Sul, aponta pesquisa do Ipea 

CASA BRASIL – O estande do Paraná é decorado com imagens dos mirantes das Cataratas do Iguaçu e da Itaipu Binacional, plantas da Mata Atlântica, fauna da região e outros atrativos. Os visitantes assistem a um filme sobre os pontos turísticos e as maravilhas naturais de Foz do Iguaçu, que são mostrados a partir de um diálogo entre uma aventureira e um biólogo no Recinto da Onça, um espaço dedicado à preservação e ao cuidado de onças-pintadas dentro do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu.

A Casa Brasil funciona durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, como um palco de apresentações culturais e musicais. Nela, também ocorrem comemorações de cada medalha conquistada pelos atletas brasileiros nas mais diversas competições.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Saúde publica e-book sobre doenças provocadas por alimentos e como previni-las

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Com apoio do Estado, produtores de Nova Tebas investem para produzir polpa de frutas

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA