NOVA AURORA

PARANÁ

Carreta da Inovação chega aos municípios de Arapongas e Lunardelli

Publicado em

Nesta semana, a Carreta da Inovação levará atividades gratuitas voltadas à tecnologia, lazer, ciência e empreendedorismo aos municípios de Arapongas e Lunardelli, no Norte do Estado. As ações nas duas cidades iniciam na manhã de terça-feira (29) e seguem até sábado (03), às 12h. Os atendimentos acontecem das 9h às 12h e das 14h às 18h, de terça a sexta, e das 9h às 12h, no sábado. Na quinta-feira, 1º de maio, não haverá atividades.

Em Arapongas o projeto estará na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Já em Lunardelli, as atividades acontecem na Praça Comendador Geremias Lunardelli.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro. Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Leia Também:  Inscrição para projetos de extensão pelo Universidade sem Fronteiras termina na sexta

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, explica que a Carreta da Inovação leva uma oportunidade para que a população viva a inovação de perto. “Queremos que toda a comunidade possa ter acesso ao que tem de mais novo no âmbito da inovação e tecnologia. E esse projeto tem servido com sucesso a esse propósito, instigando cada vez mais o interesse dos jovens pela área e promovendo o desenvolvimento em todas as regiões do Paraná.”

Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 22 municípios, tendo realizado mais de 15 mil atendimentos. Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo cursos de robótica, inteligência artificial e transformação digital, além de experiências práticas com equipamentos de tecnologia.

Para acompanhar a programação completa e os próximos destinos da Carreta da Inovação, os interessados podem consultar o site ou o perfil no Instagram da SEIA.

Leia Também:  Mês das crianças terá "Rádio Saltimbancos" no Teatro Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Programa Arte para Maiores de maio vai abordar a obra do paranaense Miguel Bakun

Published

on

By

O encontro de maio do programa Arte para Maiores (APM), voltado ao público com mais de 60 anos e promovido pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), propõe uma imersão no universo criativo do artista paranaense Miguel Bakun. A atividade terá dois encontros: nos dias 6 e 13 de maio, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. A programação inclui uma visita mediada à exposição “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção” dedicada ao artista, em exibição na Sala 11.

Na sequência, os participantes serão convidados a experimentar de uma oficina artística, proporcionando uma vivência que aproxima os participantes do universo do artista, incentivando a expressão sensível e a compreensão o seu processo criativo.

A mostra apresenta obras inéditas da produção de Miguel Bakun (1909–1963), estabelecendo um diálogo entre suas pinturas e desenhos. Sua linguagem, marcada pelo uso expressivo das cores e por temáticas regionais do Paraná, revela uma relação íntima com a paisagem e as telas.

Leia Também:  Mês das crianças terá "Rádio Saltimbancos" no Teatro Guaíra

A participação na atividade é gratuita e a entrada no museu é livre para pessoas com mais de 60 anos. Porém, é necessária a inscrição antecipada que deve ser feita por este formulário.

APM – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Inscrição para projetos de extensão pelo Universidade sem Fronteiras termina na sexta

Serviço:

Arte para Maiores – “Oficina Paisagens Essenciais – Cores e Gestos”

Mediação e oficina

6 e 13 de maio

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

Link para inscrição: https://bit.ly/APMMaio2025

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA