NOVA AURORA

PARANÁ

Carnateca, exposição no Parcão e outras atividades gratuitas recheiam a agenda cultural

Publicado em

A Agência Estadual de Notícias reúne todas as sextas-feiras os principais destaques e as novidades da programação das instituições culturais do Estado. Na semana que antecede o Carnaval, o destaque é para o Carnateca neste sábado na Biblioteca Pública do Paraná. Outras atrações gratuitas, como oficinas, bate-papos e apresentação musical, movimentam a agenda cultural.

Os espaços culturais do Estado também contam com as exposições lançadas há algumas semanas, como “Invisível e Indizível”, do artista espanhol Jaume Plensa, no MON, “Ante ecos e ocos”, que apresenta a cultura afro-brasileira por meio de um recorte mais local, no MUPA, e “Kalk: 91 anos de história”, em homenagem ao fotógrafo José Kalkbrenner, no MIS. 

Confira as novidades:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Como parte da programação de oficinas, o MON realiza na próxima quarta-feira (15) a atividade artística “Captador de Dimensões: Oficina de Caleidoscópio”, com sessões gratuitas às 13h30 e às 15h30. A proposta é que os participantes construam um brinquedo óptico semelhante a um caleidoscópio, que permitirá enxergar as coisas de uma forma diferente. As oficinas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação.

Já está aberta nos jardim do MON, o conhecido Parcão, as instalações artísticas do projeto “MON Sem Paredes”. Obras dos artistas Gustavo Utrabo e Mariana Palma ocupam pela primeira a área verde, que pode ser acessada pelo público de forma gratuita. A proposta e a curadoria do projeto são de Marc Pottier. Na área interna do museu, no hall do Pátio das Esculturas, o público pode conferir, simultaneamente, maquetes e desenhos feitos pelo paranaense Gustavo Utrabo durante o processo de concepção de sua obra que está do lado de fora.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

O MIS-PR promove apresentação musical gratuita em seu espaço, na próxima quarta-feira, às 17 horas, finalizando a programação de férias do museu. O trio curitibano Frugale, composto por Níccolo B. Santana, Lucas “Pot” Vautier e Vinicius Vianna, tocará uma mistura de rock e blues e as mais diversas influências musicais contemporâneas.

Leia Também:  Exposição Obras de Maria Lynch, uma mostra virtual solo que reúne os trabalhos mais significativos da artista

Museu Paranaense (MUPA)

Na próxima terça-feira (14), às 19h30, a artista mineira Marilá Dardot, em cartaz no Museu Paranaense (MUPA) com a exposição individual “ainda sempre ainda”, vem a Curitiba para uma mesa-redonda no espaço com mediação de Luisa Duarte, que assina o texto crítico da mostra. A mesa-redonda “Reconfigurar efemeridades: a opacidade da memória” é gratuita, aberta a todos os públicos e não há necessidade de inscrição prévia. A recomendação é chegar cedo para garantir lugar.

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG)

Concerto em Ri Maior – espetáculo de circo/teatro com apresentações dias 10 e 11 de fevereiro (sexta e sábado), às 21h, e 12 de fevereiro (domingo), às 19h, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Ingressos no Ticket Fácil.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Carnateca – A Biblioteca Pública do Paraná promove neste sábado (11) o primeiro Carnateca, evento pré-carnavalesco para crianças e adultos. A programação, que começa às 9h, inclui uma roda de samba do projeto Samba do Compositor Paranaense e atrações na Seção Infantil — bailinho, pintura facial, decoração de máscaras, distribuição de kits com confete e serpentina e uma oficina ministrada pelas regentes do coral infantojuvenil da BPP (Cantateca). A entrada é gratuita e a Biblioteca convida todo o público a comparecer fantasiado.

Sábado Lúdico – evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Sábado (11), das 11h30 às 13h. Na Gibiteca da BPP. 

Leia Também:  MAC reformula Salão Paranaense, reencontra Faxinal das Artes e promove exposições inéditas

Cine Inclusivo – sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “A Casa da Mãe Joana” (classificação 14 anos), “A Mulher Invisível” (classificação 14 anos) e “Orquestra dos Meninos” (classificação 10 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. Sexta-feira (10), das 8h30 às 18h, e sábado (11), das 8h30 às 13h. Na Seção Braille

Endereços 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba – PR

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Na reta final do ano, exposições em cartaz nos museus de Curitiba atraem turistas; veja programação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Duplicação entre Guarapuava e Palmeirinha terá investimento de R$ 118 milhões

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA