NOVA AURORA

PARANÁ

Carnateca, exposição no Parcão e outras atividades gratuitas recheiam a agenda cultural

Publicado em

A Agência Estadual de Notícias reúne todas as sextas-feiras os principais destaques e as novidades da programação das instituições culturais do Estado. Na semana que antecede o Carnaval, o destaque é para o Carnateca neste sábado na Biblioteca Pública do Paraná. Outras atrações gratuitas, como oficinas, bate-papos e apresentação musical, movimentam a agenda cultural.

Os espaços culturais do Estado também contam com as exposições lançadas há algumas semanas, como “Invisível e Indizível”, do artista espanhol Jaume Plensa, no MON, “Ante ecos e ocos”, que apresenta a cultura afro-brasileira por meio de um recorte mais local, no MUPA, e “Kalk: 91 anos de história”, em homenagem ao fotógrafo José Kalkbrenner, no MIS. 

Confira as novidades:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Como parte da programação de oficinas, o MON realiza na próxima quarta-feira (15) a atividade artística “Captador de Dimensões: Oficina de Caleidoscópio”, com sessões gratuitas às 13h30 e às 15h30. A proposta é que os participantes construam um brinquedo óptico semelhante a um caleidoscópio, que permitirá enxergar as coisas de uma forma diferente. As oficinas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação.

Já está aberta nos jardim do MON, o conhecido Parcão, as instalações artísticas do projeto “MON Sem Paredes”. Obras dos artistas Gustavo Utrabo e Mariana Palma ocupam pela primeira a área verde, que pode ser acessada pelo público de forma gratuita. A proposta e a curadoria do projeto são de Marc Pottier. Na área interna do museu, no hall do Pátio das Esculturas, o público pode conferir, simultaneamente, maquetes e desenhos feitos pelo paranaense Gustavo Utrabo durante o processo de concepção de sua obra que está do lado de fora.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

O MIS-PR promove apresentação musical gratuita em seu espaço, na próxima quarta-feira, às 17 horas, finalizando a programação de férias do museu. O trio curitibano Frugale, composto por Níccolo B. Santana, Lucas “Pot” Vautier e Vinicius Vianna, tocará uma mistura de rock e blues e as mais diversas influências musicais contemporâneas.

Leia Também:  Controle: Estado regulamenta cultivo de pinus e outras plantas exóticas invasoras no Paraná

Museu Paranaense (MUPA)

Na próxima terça-feira (14), às 19h30, a artista mineira Marilá Dardot, em cartaz no Museu Paranaense (MUPA) com a exposição individual “ainda sempre ainda”, vem a Curitiba para uma mesa-redonda no espaço com mediação de Luisa Duarte, que assina o texto crítico da mostra. A mesa-redonda “Reconfigurar efemeridades: a opacidade da memória” é gratuita, aberta a todos os públicos e não há necessidade de inscrição prévia. A recomendação é chegar cedo para garantir lugar.

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG)

Concerto em Ri Maior – espetáculo de circo/teatro com apresentações dias 10 e 11 de fevereiro (sexta e sábado), às 21h, e 12 de fevereiro (domingo), às 19h, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Ingressos no Ticket Fácil.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Carnateca – A Biblioteca Pública do Paraná promove neste sábado (11) o primeiro Carnateca, evento pré-carnavalesco para crianças e adultos. A programação, que começa às 9h, inclui uma roda de samba do projeto Samba do Compositor Paranaense e atrações na Seção Infantil — bailinho, pintura facial, decoração de máscaras, distribuição de kits com confete e serpentina e uma oficina ministrada pelas regentes do coral infantojuvenil da BPP (Cantateca). A entrada é gratuita e a Biblioteca convida todo o público a comparecer fantasiado.

Sábado Lúdico – evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Sábado (11), das 11h30 às 13h. Na Gibiteca da BPP. 

Leia Também:  Museus, teatro e Carnaval para as crianças: confira a agenda cultural no feriadão

Cine Inclusivo – sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “A Casa da Mãe Joana” (classificação 14 anos), “A Mulher Invisível” (classificação 14 anos) e “Orquestra dos Meninos” (classificação 10 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. Sexta-feira (10), das 8h30 às 18h, e sábado (11), das 8h30 às 13h. Na Seção Braille

Endereços 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba – PR

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Segurança encerra atividades do Litoral Cidadão com última exposição em Paranaguá

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Policiais penais fazem festa surpresa para aluna de 8 anos, em Cantagalo

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA