NOVA AURORA

PARANÁ

Capacitação em turismo: site do Governo do Estado traz todas as opções ofertadas no Paraná

Publicado em

Os paranaenses que trabalham com turismo e pretendem empreender ou buscar emprego neste setor devem ficar atentos às opções de capacitação disponíveis em todo o Paraná. No site da Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR), é possível encontrar diversos cursos com inscrições abertas para todos os públicos. Muitos são na modalidade online e totalmente gratuitos.

A divulgação dos cursos no site oficial da Secretaria busca incentivar a capacitação de quem recebe o visitante e a qualidade dos serviços e produtos ofertados pelos destinos turísticos. A meta é a qualificação do que o Paraná tem disponível nas 19 regiões turísticas e ampliar as possibilidades no mercado.

Os cursos rápidos e profissionalizantes são ofertados pela Escola de Gestão do Paraná, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para os de graduação (nível superior), a plataforma traz o cronograma de inscrições abertas pelas universidades federais, estaduais e instituições privadas de ensino superior.

Márcio Nunes, secretário estadual de Turismo, destaca a importância de criar mecanismos para a formação da mão de obra e do empreendedor no setor. “O turismo tem grande impacto no desenvolvimento social e econômico do Estado, movimenta a cadeia produtiva e impulsiona a geração de emprego e renda”, ressalta.

“O Paraná, como produto turístico sustentável, precisa passar por esse processo de qualificação. Compilar essas informações em um só local vai auxiliar quem está procurando emprego e precisa se profissionalizar, e incentivar aqueles que já atuam na área para melhorar a qualidade do atendimento e dos produtos que colocam à venda. Não tem como falar em sustentabilidade e planejar o futuro do turismo paranaense sem falar em educação e ter domínio do que estamos oferecendo”, afirma.

Leia Também:  Governo do Estado lança edital para formar novos instrutores de socorristas do Siate

NIVEL SUPERIOR Os cursos tecnólogos, bacharelado, pós-graduação, especialização e mestrado estão com inscrições abertas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG), Unicentro (Irati), Unioeste (Foz do Iguaçu), Universidade Estadual do Paraná (Apucarana, Campo Mourão, Curitiba e Matinhos) e Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Na modalidade de Educação a Distância, há cursos nas instituições privadas. As inscrições são para a Universidade Paulista (Unip), Uninter, Unicesumar, Unicuritiba, Faculdade Estácio, Universidade Cruzeiro do Sul e Fundação Universitária Iberoamericana (Funiber).

CURTA DURAÇÃO Para quem busca aprendizado pontual e em pouco tempo, as instituições de serviços sociais trazem cursos com carga horária que varia de 24 horas a menos de um ano de duração. A gratuidade e aulas práticas são as principais características dessas opções.

SEBRAE – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas está oferecendo os cursos de Alianças e Parcerias Estratégicas; Artesão Empreendedor; Desenvolvimento em Regiões Metropolitanas; Marketing Digital; Como Criar um Modelo de Negócio de Impacto Socioambiental; Qualidade; Consórcios Públicos; Boas Práticas nos Serviços de Alimentação; Jovem Empreendedor no Campo; Cidades Inteligentes; Gestão de Qualidade de Bares e Restaurantes; Gestão de Pessoas; Parceria Público-Privada; entre outros, todos EaD.

Leia Também:  Primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná escolhe os melhores produtos do Estado

SENAR – No Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a capacitação é voltada para o turismo rural, alimentação, hospedagem e acolhida. Os cursos são presenciais e estão disponíveis nos seguintes municípios: Adrianópolis, Campina Grande do Sul; Guaraniaçu; Marialva; Maringá; Marilena; Reserva; Cianorte; Paranaguá e Rio Branco do Sul.

SENAC – O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial abriu inscrições para os seguintes cursos a distância: Acessibilidade em Serviços e Equipamentos Turísticos; Agente de Viagens; Elaboração de Roteiros Turísticos Receptivos e Gestão das Praticas Ambientais em Pequenos Meios de Hospedagem. Os cursos presenciais de Segmentação Turística são de Planejamento e Estratégias de Atuação e, ainda, Organização de Eventos e Protocolo, que acontecerão em São José dos Pinhais e Curitiba, respectivamente.

ESCOLA DE GESTÃO PARANÁ – A Escola de Gestão do Paraná também está com inscrições abertas para vários cursos de capacitação na modalidade a distância: Libras – Eixo Educação; Comunicação Oficial no Contexto Organizacional, Gestão de Serviços Públicos Gestão para Resultados Municipais; Governança para Resultados – Eixo Gestão e Administração; Design Thinking – Eixo Inovação; Parcerias Público-Privadas – Eixo Inovação Liderança Estratégica.

OUTROS – Ainda na página da Secretaria do Turismo os interessados podem encontrar inscrições para os cursos da Escola de Turismo Curitiba, Centro Europeu, Faculdade Unieducar, Ginead, UFRN e Ministério do Turismo (Mtur).

Visite a Página da Secretaria de Turismo e encontre mais informações.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Campos Gerais e Centro: Estado atua intensamente em obras e prestação de serviços

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Inauguração do "Meu Campinho" e Praça no Jardim São Roque: Nova Aurora Celebra Nova obra

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA