PARANÁ
BRDE lança edital que busca startups para apresentar soluções sobre Inovação Verde e Equidade
Publicado em
8 de maio de 2023por
Itajuba TadeuA agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai selecionar startups que tragam soluções para empresas nas áreas de Inovação Verde e Equidade. O governador em exercício Darci Piana e o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, lançaram nesta segunda-feira (8) o edital da quarta edição do BRDE Labs PR, programa que busca acelerar o ambiente de inovação no Estado e em toda a região Sul.
Podem participar startups de todo o Brasil que desenvolvam soluções aos desafios lançados dentro dessas áreas por 10 empresas âncoras, que já foram previamente selecionadas. As inscrições podem ser feitas no site www.brdelabs.com.br/pr/ até o dia 2 de julho. As startups participantes devem estar, no mínimo, em fase de operação.
O programa é realizado em toda a região Sul, com as agências do BRDE de cada estado à frente de seu respectivo processo de seleção. “O Paraná tem se destacado no BRDE Labs, programa que trouxe um resultado extraordinário desde que foi lançado. Neste ano, o edital é voltado para soluções que envolvam a sustentabilidade, área em que o Paraná também é referência”, afirmou Piana.
“A gurizada das nossas startups vai estar à disposição, trabalhando para ajudar o sistema produtivo paranaense a encontrar soluções para essa área. Tenho certeza que na hora que elas fizerem o seu papel, o Paraná vai avançar ainda mais em tecnologia e nas inovações que permitem o aumento da produtividade das empresas e ajudam o nosso Estado e a nossa gente”, disse o governador em exercício.
Criado em 2020, o programa de inovação aberta do BRDE faz a ligação de empresas paranaenses com startups de todo o País, com o objetivo de criar conexões e gerar futuros negócios. Ele conta com editais anuais e traz temas diferentes a cada edição, já tendo trabalhado com soluções para o agronegócio, indústria e para a prática ESG (sustentabilidade, responsabilidade social e governança).
No Paraná, o programa é promovido pelo BRDE em parceria com a Hotmilk PUCPR – ecossistema de Inovação da PUCPR – e com Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil). Cerca de 700 startups se inscreveram nas edições anteriores, que contou com a participação de 30 empresas.
“Mais do que criar essa conexão, esse programa possibilita que as startups fechem negócios com as empresas participantes. Ele atendem dois polos, aqueles que querem ser novos empresários, e aqueles que já têm suas empresas consolidadas e precisam de novas ideias”, explicou o presidente do BRDE.
Ele destacou que, das 700 startups que se inscreveram nas edições anteriores do programa, 30 foram selecionadas e quase todas elas tiveram suas soluções contratadas. “O Paraná tem um ambiente forte de sustentabilidade e inovação. Com o tema deste ano, a expectativa é de alcançar novamente boas conexões e conseguir novos negócios”, disse Bley.
SOLUÇÕES – Neste ano, as empresas que irão atuar na proposta de Inovação Verde e Equidade são a Atlas Eletrodomésticos (Pato Branco), Cooperativa Copagril (Marechal Cândido Rondon), Furgão Ibiporã (Ibiporã), Grupo BTZ (Jaguapitã), Krindges (Ampére), Magius Metalúrgica (São José dos Pinhais), Potencial Biodiesel (Lapa), Prodiet (Curitiba), SL Alimentos (Mauá da Serra) e Cooperativa Lar (Cascavel e Medianeira).
Elas buscam soluções em áreas como logística reversa, gestão ambiental, redução de ruídos, ampliação de mão de obra diversa e qualificada, entre outras. Com os desafios lançados, as startups apresentam as soluções que podem ser implantadas por essas empresas.
Na última quinta-feira (4), as empresas participaram presencialmente do workshop Liderança para o Futuro, quando receberam treinamento sobre seus papéis nas fases do programa, como sensibilização inovadora, perfil de liderança e indicadores de desempenho.
“O programa tem uma vertente muito importante porque prepara as grandes empresas para que trabalhem com inovação aberta e traz as startups para dentro de seu negócio, para acelerar o seu processo de inovação”, explicou o diretor-geral da Hotmilk, Fernando Bittencourt Luciano. “As startups, por sua vez, participam dos processos de mentoria e desenvolvimento, mas, principalmente, têm a oportunidade de conseguir grandes clientes, para quem elas desenvolvem as soluções que potencializam seus negócios”.
Após as inscrições, serão selecionadas 20 startups para participar da etapa de imersão, na qual elas recebem uma série de capacitações. As startups são então conectadas às empresas, para identificar o melhor encaixe de negócios entre elas
Ao fim, 10 delas serão selecionadas para fazer uma prova de conceito dentro das empresas participantes. “Isso pode gerar, no final do programa, uma contratação, um investimento. As possibilidades são diversas”, ressaltou.
PRESENÇAS – Acompanharam o lançamento a gerente Regional da Amcham Paraná e Santa Catarina, Isabella Francesquini Slompo; o superintendente do BRDE, Paulo Starke; a gerente de Planejamento e responsável do BRDE Labs no Paraná, Lisiane Astarita de Limas; e a analista de Planejamento do BRDE, Simone Camargo.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
TJPR participa do 1° FestLabs Sul em Foz do Iguaçu
-
Justiça5 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça5 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça5 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados