NOVA AURORA

PARANÁ

“Bota-fora do Retta” marca despedida do artista da residência na Academia Alfredo Andersen

Publicado em

Conhecido por sua imprevisibilidade e criatividade ímpar, o artista Luiz Rettamozo, o Retta, despede-se de sua residência artística no Ateliê da Academia Alfredo Andersen — anexo ao Museu Casa Alfredo Andersen —  às 19h30 desta quinta-feira (30) com o evento musical “Bota-Fora do Retta”, no museu.

Para a despedida, ele convida a todos para uma “imersão em música 3D”, acompanhado dos amigos Angelo Esmanhotto na guitarra e instrumentos virtuais e Fabio Cadore na percussão e cacalhada. Juntos, formarão um concerto de música instrumental espontâneo e improvisado.

Em tom performático e experimental, haverá entrega de óculos 3D ao público, que próximo do artista poderá vivenciar a proposta do evento.

RESIDÊNCIA – Rettamozo entrou como residente em outubro de 2022 e passou por um período intenso de produção, como revela Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, diretor do museu. “Todos os residentes recebem um diário de bordo para acompanhar suas produções no caminho da residência. A mente inquieta de Retta não se conteve e foi necessário não um, mas quatro desses para documentar seus projetos”, afirma.

Leia Também:  Gracyanne Barbosa exibe treino na academia e encanta: “Força e foco!”

Entregue entre os métodos de criação caóticos e cheios de inspiração, Retta se propôs a ir além das artes visuais, criando músicas, poesias e novos imaginários, inspirados pela obra e história de Alfredo Andersen.

Dentre desdobramentos e estudos, foi no processo de imaginar e reimaginar que Retta elaborou uma série de múltiplas produções artísticas a partir de “Netuno e sereias”, obra do pai da pintura paranaense que remonta o mito do deus romano das águas.

A convivência de Retta no ateliê transformou o local, uma vez que o artista interagiu com visitantes e alunos do museu, enriquecendo também o atendimento do setor educativo da instituição.

MCAA – O Museu Casa Alfredo Andersen é um espaço cultural do Estado do Paraná. O edifício do fim do século 19 é um dos tesouros do Centro Histórico de Curitiba e serviu de residência e ateliê para o pintor norueguês, celebrado como pai da pintura paranaense. A instituição guarda e exibe parte do seu acervo, com pinturas, desenhos e objetos pessoais do artista.

Leia Também:  Projeto Renda Agricultor Familiar passa a atender 10 mil pessoas no Paraná

O museu conta ainda com um anexo importante para o ensino das artes: a Academia Andersen, espaço que oferece cursos de arte para a formação cultural da comunidade, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Serviço:

Data: 30 de março, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Museu Casa Alfredo Andersen

Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitiba

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Projeto Renda Agricultor Familiar passa a atender 10 mil pessoas no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR prende suspeitos de roubo a residência com prejuízo estimado em R$ 800 mil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA