NOVA AURORA

PARANÁ

Bombeiros militares e veranistas participaram de travessia de dois quilômetros no Rio Paraná

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu neste domingo (28) a 2ª edição da Travessia do Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado. A prova de natação no Rio Paraná fez parte das atividades do Verão Maior Paraná na região. Além do estímulo à prática esportiva, a confraternização e a integração entre a instituição e a sociedade foram os principais objetivos do evento.

A iniciativa é do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independentes, de Paranavaí, com apoio da Prefeitura de São Pedro do Paraná e da equipe do Verão Maior Paraná. Participaram 54 pessoas, entre militares e civis, homens e mulheres, nas categorias 18 a 35 anos e acima de 35. Eles nadaram cerca de 2 quilômetros no Rio Paraná. A inscrição foi um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Apae da cidade.

“A prova foi um sucesso. Os competidores ajudaram a cidade, fazendo também a integração entre a comunidade e o Corpo de Bombeiros”, comentou o 2º tenente Jean Carlos da Silva, do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independentes.

Leia Também:  Governo do Estado vai lançar programa para conservação de 10 mil quilômetros de rodovias

O cenário da disputa foi uma atração à parte. “O lugar é lindo. Ano passado eu estive presente, mas derrapei na curva. Desta vez, deu certo. Fiz o trajeto certo, acertei a virada”, comentou Carlos Alfredo Ribeiro da Silva, o primeiro dos homens a vencer o percurso entre a porção inferior da Ilha Mineira e a prainha de Porto São José.

O tom de satisfação com o ambiente da atividade encontrou eco no pódio feminino também. “É uma prova bem gostosa, muito diferente do que estamos acostumados. Normalmente, a gente não nada a favor da correnteza, então tem que tomar cuidado para não passar do ponto. Valeu muito a experiência”, disse Patrícia Ribeiro da Silva, a primeira colocada geral entre as mulheres.

OUTRAS PROVAS – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também já participou de outras provas do Verão Maior Paraná, como a Travessia dos Veteranos, em Guaratuba, e o 3º Piriathlon de Areia, em Matinhos. 

Leia Também:  Estado atualiza técnicos municipais sobre CadÚnico e acesso ao Bolsa Família

A programação dentro do Verão Maior Paraná prevê ainda o Troféu Elite no Litoral, competição multidesportiva em Matinhos e Paranaguá, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro; a Corrida Ronda dos Galáticos, em Pontal do Paraná, no dia 3; e a Corrida do Guarda-Vidas, em Matinhos, no dia 11.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador lamenta morte do desembargador Hamilton Mussi Corrêa

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PMPR deflagra operação contra organizações criminosas que atuam no Litoral

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA