NOVA AURORA

PARANÁ

Bombando: Verão Maior Paraná já levou mais de um milhão de público aos shows nacionais

Publicado em

O Litoral do Paraná teve um fim de semana histórico: depois do cantor Luan Santana levar 164 mil pessoas ao delírio nas areias de Matinhos sábado (1.°) os shows do Verão Maior Paraná chegaram ao incrível número de mais de um milhão de pessoas de público, para ser mais exato, 1.111.000. Até agora foram quatro finais de semana de shows nos palcos principais montados em Caiobá e em Pontal do Paraná. Além de Luan Santana, Jota Quest, Péricles, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, entre outros artistas nacionais, já subiram ao palco e encantaram os fãs.

Apenas entre sexta-feira e domingo (31 de janeiro a 3 de fevereiro), 304 mil pessoas passaram pelos palcos. Além do recordista Luan Santana, tiveram as apresentações da banda de pagode Sorriso Maroto, que fez 107 mil pessoas dançarem ao som dos grandes sucessos da carreira, e os sertanejos Bruninho & Davi (12 mil pessoas) e João Neto & Frederico (21 mil pessoas).

Luan Santana é uma sensação no verão paranaense: ano passado, o cantor já havia levado 136 mil pessoas na sua primeira participação no Verão Maior Paraná, mas foi superado em números pela cantora Simone Mendes, que levantou 152 mil pessoas, batendo o recorde de público da temporada 2023/2024. Antes do sertanejo, o recorde de público desta temporada estava com Sorriso Maroto, que se apresentou um dia antes do cantor.

Vale lembrar que para a temporada 2024/2025, o anúncio oficial das atrações foi inovador e hipnotizou Curitiba: um show com 600 drones iluminou céu de Curitiba com os nomes dos artistas, avisando que haveria uma atração surpresa, que mais tarde seria confirmada como a segunda apresentação de Luan Santana no verão paranaense.

Leia Também:  Semana da árvore: Estado alcançará 10 milhões de mudas distribuídas desde 2019

O nome do cantor sertanejo foi mantido a sete chaves, embora estivesse na boca do povo entre os palpites. A revelação do nome de Luan aconteceu apenas seis semanas depois do show de drones.

ARRASTANDO MULTIDÕES – Os shows do Verão Maior Paraná começaram no dia 10 de janeiro, com as apresentações do Jota Quest em Matinhos e Péricles em Pontal do Paraná. O sambista Péricles, subiu ao palco duas vezes: foi a atração do palco montado em Caiobá no dia 11 de janeiro. Desde então, diversos ritmos têm atraído multidões para o Litoral. No samba e no pagode, além do Sorriso Maroto, Alexandre Pires fez 67 mil pessoas cantarem em uma só voz sucessos dos anos 90 da época do Só Para Contrariar e de sua carreira solo. A banda Sambô, que toca sucessos do rock, pop e internacional no ritmo do samba, não deixou ninguém parado em Pontal do Paraná.

Mas é o sertanejo que tem levado o público ao delírio no Verão Maior Paraná 2024/2025. Desde o início dos shows, já passaram pelos palcos as duplas Matheus & Kauan; Guilherme & Santiago; Guilherme & Benuto; João Haroldo & Betinho; além dos cantores Gustavo Miotto e Loubet.

Leia Também:  Estado promove capacitação em primeiros socorros para servidores

-

SHOW DIFERENTE – Além dos shows que já estão no cronograma dos veranistas, uma atração diferente movimentou as areias de Matinhos. Antes da apresentação de Luan Santana, aconteceu a pesagem dos atletas que competiram no Verão Maior Fight Show. O evento contou com a presença de Popó, supercampeão mundial de boxe. A competição oficial aconteceu no último domingo (2).

NOVOS RECORDES – Mas a temporada de shows do Verão Maior Paraná está longe de terminar. Com shows marcados até o dia 22 de fevereiro, grandes nomes da música brasileira ainda vão subir aos palcos. No próximo fim de semana, por exemplo, é a vez do sertanejo tomar conta, com apresentações dos veteranos Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Felipe Araújo e outros fazem a festa no Litoral.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Secretaria do Turismo apresenta ações e avanços em reunião do conselho estadual do setor

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  MIS-PR inicia na terça programação gratuita com atividades para todas as idades

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA