PARANÁ
Bicentenário da imigração alemã ao Brasil: MUPA apresenta concerto luterano gratuito
Publicado em
23 de agosto de 2024por
Itajuba TadeuO ano de 2024 marca o bicentenário da vinda ao Brasil dos primeiros imigrantes alemães e, com eles, também os primeiros protestantes luteranos. Em celebração à data, o Museu Paranaense receberá na quinta-feira (29), às 19h, o Duo Hübner, formado por Roberto Hübner na viola e Alzira Schmitt-Hübner no violoncelo. O concerto “Musica Christi: 200 anos de presença luterana no Brasil” tem um repertório dedicado ao legado musical do luteranismo na formação de viola e violoncelo. O evento é gratuito e aberto ao público.
Esse programa traz ao público versões de obras célebres de J. S. Bach (1685-1750) e a estreia de duas peças do compositor curitibano Andras Ellendersen: “Meditationes sacræ” (Meditações sagradas) e “Geystlich Gesangk” (Canto sacro). Compostas em 2024, são dedicadas ao Duo Hübner.
“Meditationes sacræ” é uma coleção de miniaturas inspiradas no livro devocional e poético de mesmo nome escrito por Johann Gerhard (1582–1637), teólogo alemão do período da chamada “Ortodoxia Luterana”. Já Geystlich Gesangk é uma obra em movimento único que, valendo-se de melodias diversas dos primeiros hinários protestantes, expressa sua forma musical como uma alegoria da liturgia do culto.
Entre essas melodias estão “Ein neues Lied wir heben an” (“Uma nova canção elevamos”), considerado o primeiro hino escrito por Martim Lutero, “Aus tiefer Not schrei ich zu dir” (“De minha profunda angústia clamo a ti”), inspirada no Salmo 130, e, finalmente, “Christi, du Lamm Gottes” (“Tu, Cristo, Cordeiro de Deus”).
PARTICIPANTES – Andras Ellendersen (1996) é um compositor brasileiro-faroês, natural de Curitiba. Como pianista, teve formação particular com Davi Sartori e Olga Kiun. Estudou harmonia com Osvaldo Colarusso, composição com Samuel Andreyev e atualmente cursa mentorias com os compositores Harry Crowl, Lil Lacy e Svend Hvidtfelt Nielsen. Desde 2017, atua como organista na Igreja de Cristo, em Curitiba.
Teve obras tocadas no Brasil, nas Ilhas Faroe e na Dinamarca, com estreias previstas na Polônia e na Alemanha. Em 2023, foi premiado no concurso de composição KORAL23 em Odense, Dinamarca, por sua peça “Den blinde, røde orm” (“O verme cego e rubro”). Sob o nome artístico Andras Atlason, tem um catálogo paralelo no campo da música popular. Seu primeiro disco solo, “Atlantis” (Tutl Records), foi lançado em 2022 com shows de lançamento no Brasil e na Europa. Além de compositor, atua como cantor, arranjador, produtor musical e educador.
Roberto Hübner é natural de Blumenau (SC), onde iniciou seus estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Graduou-se em Educação Artística pela FURB (Blumenau-SC) em 1984, e em Violino pela EMBAP/UNESPAR (Curitiba) em 1989. Durante esse período foi aluno dos professores Moysés de Castro e Paulo Bosísio. Em 1984 concluiu o curso de Especialização em Música (cordas) na EMBAP/UNESPAR. Participou como violinista e/ou violista de diversos cursos, encontros, oficinas e festivais em todo País.
Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Blumenau (regência de Norton Morozowicz) tendo nela atuado de 1981 a 1992. Nesse período gravou com o referido grupo uma dezena de discos e participou de diversas turnês por todo Brasil, além de Alemanha, Áustria e República Tcheca, acompanhando solistas de renome como Antonio Menezes, Ingrid Haebler, Maurice André, Boris Belkin, Nelson Freire, Artur Moreira Lima e Jean-Pierre Rampal. De 1991 a 2021 foi professor de violino e viola da EMBAP/UNESPAR (Curitiba). Fundou a Orquestra de Cordas da EMBAP/UNESPAR, regendo-a por cerca de 15 anos. Desde 1984 integra a Camerata Antiqua de Curitiba e a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Atualmente atua em ambos os conjuntos como violista.
Alzira Schmitt-Hübner iniciou seus estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (SC). Deu sequência aos seus estudos na EMBAP/UNESPAR, onde formou-se no Curso Avançado em Violoncelo. Na mesma instituição graduou-se em Licenciatura em Música e em Violoncelo (bacharelado), sempre sob a orientação da professora Maria Alice Brandão. Também pela EMBAP/UNESPAR é pós graduada em Educação Musical. Participou de diversos cursos, festivais e oficinas de música em Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro, Brasília e Juiz de Fora.
Lecionou na Escola de Música Villa Lobos de Joinville, na Casa da Cultura em Itajaí e na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes de Blumenau. Atualmente leciona violoncelo na Escola de Música Spalla em Curitiba. Em Curitiba exerce intensa atividade camerística, nas mais variadas formações musicais. Também se dedica ao estudo da música historicamente informada, como violoncelista barroca, fazendo parte do grupo Música Barroca de Curitiba sob direção do violinista Matheus Prust.
Serviço:
“Musica Christi: 200 anos de presença luterana no Brasil”, com o Duo Hübner e participação de Andras Ellendersen
Data: quinta-feira, 29 de agosto, às 19h
Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba)
Entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR promove conferência de “Notas sobre os Recursos Repetitivos”

Projeto de identificação neonatal do TJPR será implementado em 77 maternidades do Paraná

TJPR divulga edital de Concurso Público para técnico judiciário
II Semana Nacional dos Juizados Especiais será realizada em junho

TJPR sedia conferência sobre recursos repetitivos com ministro Sérgio Kukina
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
Equipe Interprofissional de Referência em Saúde Mental (Intersam) do GMF lança relatório de 2024
-
Justiça4 dias ago
Inspeção ordinária do CNJ no Tribunal de Justiça do Paraná é encerrada
-
Justiça6 dias ago
Recurso apresentado no TJPR será enviado para OAB
-
Justiça3 dias ago
Desembargador Eli Rodrigues de Souza