NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública tem programação especial durante o Mês da Mulher

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma programação especial para comemorar o Mês da Mulher. As atividades incluem bate-papos, exposições, leituras públicas, escambo de livros, sessões de contação de histórias para crianças e ações de inclusão para pessoas com deficiência visual. A participação é gratuita em todos os eventos. Veja a seguir a agenda completa:

Exposições de acervo – A partir de quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, todo o prédio histórico da BPP se converte em uma grande exposição temática sobre a presença feminina na literatura, nas ciências, na cultura, no jornalismo e nas artes em geral. São livros, fotos, documentos, obras raras, materiais multimídia e outros itens pertencentes ao acervo da instituição, dispostos em todas as salas de leitura e seções específicas.

Mulher por Mulheres – No dia 9, a partir das 17h, autoras de diferentes gerações participam de uma roda de leitura no hall térreo para interpretar textos de representantes femininas da literatura paranaense — sob a curadoria da equipe da Oficina Permanente de Poesia. Em paralelo, a Biblioteca estimula a troca de livros espontânea entre as escritoras, que também podem doar exemplares de suas obras para o público em geral.

Leia Também:  Cinema na Praça retoma sessões no litoral durante o Verão Maior Paraná

Live do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – Transmissão direcionada às unidades do sistema, mas também aberta ao público em geral, com a participação da professora e pesquisadora da UEPG Luísa Cristina dos Santos Fontes — autora do livro Roteiro Literário: Helena Kolody, publicado pelo selo editorial da BPP. A partir das 16h, no canal youtube.com/bibliotecapr, ela discute a presença das mulheres na literatura do Estado com a mediação da bibliotecária Marta Sienna.

Galeria de Bibliotecárias – Durante todo o mês, as redes sociais da BPP trazem posts com fotos das profissionais e estudantes de Biblioteconomia que trabalham na instituição. Além das postagens, as publicações trazem perfis curtos das homenageadas e descrições sobre seus setores de atuação.

Ciclo de Contação de Histórias – Entre os dias 6 e 11, o grupo de contadores da BPP, Era Uma Vez, apresenta duas sessões diárias em que interpretam obras da literatura infantil produzidas por mulheres. As apresentações acontecem de segunda a sexta, às 11h e 15h, e no sábado, às 11h.

Leia Também:  Polícia Rodoviária prende motoristas por embriaguez ao volante durante Operação Natal

Rogai Por Nós – Fruto de uma parceria entre o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e o Grupo Folclórico Boi Barroso, a exposição conta com estandartes que resgatam a história e a memória das capelas e igrejas do município de Antonina. Ao todo são 21 peças produzidas por artesãs do Litoral paranaense espalhadas pelo hall térreo da Biblioteca.

Mulheres Eficientes – Primeiro encontro do grupo de convivência voltado para mulheres com deficiência visual e familiares de pessoas com essa condição. A atividade acontece no dia 24, às 16h, e tem mediação da professora de Orientação e Mobilidade Lilian Merege Biglia.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Museu Paranaense oferece programação gratuita de férias para crianças e adolescentes

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Olimpíada de Inteligência Artificial: alunos da rede têm até dia 25 para se inscrever

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA