NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública do Paraná encerra dezembro com grande programação cultural

Publicado em

Em dezembro, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) realiza uma série de eventos, com bate-papo, lançamento de livros, mostras, recital e atividades para o público infantil e pessoas com deficiência. A BPP entrará em recesso dos dias 21 de dezembro a 1° de janeiro, voltando às atividades normais a partir do dia 2 de janeiro de 2024.

Nesta terça-feira (12), às 16h, acontece a live “Diálogos com Bibliotecas”, pelo YouTube da BPP, com a Chefe da DCE (Divisão de Coleções Especiais) Lidia Gross, sobre o tema Literatura infanto-juvenil e os impactos na formação do leitor. No mesmo dia, ocorre o lançamento do livro “Poemagem e Caronte”, seguido de bate-papo com os autores Sandra Acosta e Rafael Waltrick.

Já no dia 14, às 16h, será aberta a mostra de Processos Artísticos da FACE (Fundação de Assistência à Criança Cega), com recital de música e uma apresentação teatral de “A Fuga do Tamanduá Bandeira”. Em seguida, a partir das 17h, acontece o lançamento do livro “Caio Junior, o Ser Humano, o Ídolo e a Tragédia que o Eternizou”, com o autor Adriano Rattmann.

Leia Também:  Em Brasília, Paraná estreia nesta sexta-feira nos Jogos Escolares Brasileiros

No dia 15, às 14h30, será exibido o filme “Grinch”, no programa Cine Pipoca, voltado ao público infantil, com distribuição de pipoca, e às 17h, ocorre o lançamento do livro “Quebra de Decoro Parlamentar: Atuação do STF frente aos casos da Esfera Federal de 1988 a 2023”, com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Erick Kiyoshi Nakamura.

Na sábado, dia 16, acontece o Recital de Natal, com Inácio Wildt e o coral Schola Cantorum São Pio, às 11h30, no auditório.

No Seção Braille da BPP, o público pode fazer o agendamento para o cine inclusivo com sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual pelo telefone: 41 3221-4985. Os títulos disponíveis neste mês, somente com Libras, são: “As Estrelas de Natal” e “A Missa do Galo”.

Para crianças, acontecem sessões diárias de contação de histórias, seguidas de atividades sobre os temas apresentados, sempre de segunda a sexta, às 11h e 15h; e aos sábados, às 11h – com exceção do período da tarde do dia 15 de dezembro.

Leia Também:  Novas regras digitais da Receita Estadual vão fortalecer colaboração com contribuintes

Fechando a programação, no dia 18, haverá a apresentação do Coral de Natal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), às 18h, no Hall.

Para conferir a programação completa, clique AQUI.

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná
Cândido Lopes, 133
Curitiba – PR / Centro
41 3221-4900

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  PR-445 terá desvio temporário de tráfego para nova pista duplicada a partir do dia 16

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Apresentações de grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná chegam a Umuarama

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA