NOVA AURORA

PARANÁ

Batalhão de Operações Aéreas da PM realizou 683 missões nos primeiros cinco meses do ano

Publicado em

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, realizou 683 operações em todo o Estado de janeiro a maio de 2023. O número representa um aumento de 14,4% em relação ao mesmo período de 2022, com 597 ações.

Do total, 324 foram missões em operações programadas, ocorrências policiais, busca a veículos e suspeitos, apoio às ações de fiscalização contra desmatamento do Batalhão de Polícia Ambiental e Instituto Água e Terra (IAT), além do transporte de tropas da PMPR. O número é 39% maior do que o registrado no mesmo período de 2022, quando houve 232 ações com estas finalidades.

Também houve 316 voos de resgate, remoções aeromédicas e transporte de órgãos em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Neste caso, o aumento foi de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado (309).

De janeiro a maio de 2023, o BPMOA também auxiliou o Corpo de Bombeiros Militar em 43 missões de busca aquática ou terrestre, combate a incêndios, ações da Defesa Civil, salvamentos e transporte de bombeiros e materiais para missões especiais. No ano passado foram 56.

Leia Também:  Teatro Guaíra possui obras de Poty Lazzarotto escondidas em cortinas corta-fogo

Nos cinco primeiros meses de 2023, o BPMOA também socorreu 346 vítimas – todas foram atendidas pela equipe médica no local da ocorrência e 305 delas necessitaram de transporte para hospitais.

“Nós auxiliamos as demais forças de segurança, dando mais agilidade no atendimento das ocorrências e no socorro médico para as vítimas que necessitam de remoção. Além disso, contamos com drones e demais tecnologias que possibilitam a fiscalização de áreas em que as aeronaves tripuladas não conseguiriam alcançar. Ganham as forças de segurança e ganha a população paranaense”, destacou o comandante em atividade do BPMOA, major Marcio Valim de Souza.

EXEMPLOS – A cobertura do BPMOA impacta todo o Estado. Neste mês de maio, uma montanhista de aproximadamente 55 anos foi resgatada por um helicóptero do do batalhão após sofrer uma queda ao percorrer a trilha do Morro do Canal em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. No começo do ano, as equipes transportaram uma gestante de 23 anos da Unidade Básica da Ilha do Mel para o Hospital Regional do Litoral.

Leia Também:  Paranaguá e Maringá levaram dois prêmios milionários no Nota Paraná em 2024

Outro exemplo foi o auxílio no controle de desmatamento na região dos Campos Gerais. Foram duas sessões de sobrevoo, de quatro horas cada uma, por 11 municípios da região durante a ação de fiscalização, nos dias 25 e 26 de abril. No total, foram lavrados 100 autos de infração, que resultaram em R$ 3,66 milhões em multas. A retirada da cobertura vegetal já tinha atingido o tamanho de 462 campos de futebol.

BPMOA – Sediado no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, e com bases descentralizadas nas regiões Norte (Londrina) e no Litoral (Matinhos) – durante a temporada de verão –, o BPMOA opera uma frota de 13 aeronaves (nove helicópteros e três aviões). São aeronaves próprias e locadas, em conjunto com as Secretarias de Estado da Segurança Pública, Saúde e Desenvolvimento Sustentável, por meio de convênios, proporcionando agilidade e segurança, onde e quando necessário, levando a PMPR a cumprir um serviço de excelência junto ao suporte aéreo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Copel coloca em operação seu primeiro eletroposto com carregador ultrarrápido

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  PMPR homenageia policiais militares e civis que participaram da Operação Guarapuava

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA