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Banco Mundial e técnicos do Estado estabelecem diretrizes de novos programas estratégicos

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Com a efetivação de depósito de U$S 30 milhões, terminou na sexta-feira (12) a agenda principal da missão de apoio à implementação do projeto Paraná Eficiente, financiamento do Banco Mundial ao Governo do Paraná que visa inovação e modernização da gestão pública. Ao longo de toda esta semana foram realizados encontros técnicos entre representantes do banco e de órgãos estaduais como o Instituto Água e Terra (IAT) e as secretarias de Estado de Saúde, Administração e Previdência e Planejamento, pasta que coordena o projeto.

Com duração prevista de cinco anos, a iniciativa envolve dois grandes desembolsos totais, um de US$ 120,5 milhões – pelo Programa para Resultados (PforR) – a programas existentes no Plano Plurianual (PPA), e outro de US$ 9,5 milhões para o financiamento de estudos e consultorias para novos projetos de investimento.

Destacam-se os projetos de saúde, que visam integrar sistemas digitais de gestão e do SAMU e transformar Hospitais de Pequeno Porte em Unidades de Cuidado Multiprofissionais, e os projetos ambientais, com foco em ferramentas de monitoramento de órgãos fiscalizadores e em instrumentos que reduzam o tempo de processamento de licenças ambientais, além do aperfeiçoamento do sistema de alertas da Defesa Civil para desastres naturais.

A oficial sênior do Banco Mundial, Daniela Pena de Lima, que conduziu as reuniões técnicas ao longo da semana, avaliou que a missão atingiu seus objetivos, superando certa lacuna entre a aprovação do projeto e a efetividade do contrato de empréstimo, em dezembro de 2022. “Encontramos todos os executores do projeto, os implementadores, agora temos um plano de trabalho e entramos no momento de iniciar a implementação, com desembolso feito”, disse.

A missão foi importante, de acordo com a coordenadora do projeto pela Secretaria de Estado do Planejamento, Sonia Maria dos Santos, ao proporcionar um período em que todos puderam parar para olhar o projeto, sanar dúvidas – e também levantar novos questionamentos – e discutir processos, ações que auxiliam a acelerar as atividades que estão sendo executadas. “Entendemos melhor todas as demandas e saímos com um grande cronograma”, afirmou. 

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O diretor de Planejamento da SEPL, Marcos Junior Marini, explicou que nessa missão de apoio o banco orientou as unidades executoras do projeto sobre os encaminhamentos possíveis em relação a contratações e prestações de serviços, para um entendimento, de fato, de todo o ritual do projeto, para que se possam gerar os bons resultados que o projeto prevê.

“Foram levantadas as demandas que cada uma das pastas executoras e o trabalho para que seja encaminhado o fluxo da contratação de serviços, para que, na sequência, a gente já comece a implementar ações do projeto em todas as secretarias envolvidas”, disse.

FASES – Neste primeiro momento, a verba que chegou aos cofres do Estado entra como reembolso dos gastos ocasionados pela Covid-19, como despesa retroativa, e servirá para dar vazão a projetos que esperam recurso para começar ou para a continuidade de outros projetos. As próximas serão usadas nos projetos específicos. 

Além da saúde e do meio ambiente, através de inciativas tocadas pelo Instituto Água e Terra e Defesa Civil, há projetos das secretarias de Administração; Planejamento; Inovação, Modernização e Transformação Digital; e a de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Nessas últimas áreas, o programa objetiva, por exemplo, a digitalização de 98% dos serviços disponíveis aos cidadãos e a melhoria da eficiência da gestão patrimonial, com redução no gasto com combustíveis e manutenção de veículos, e a regularização de 300 áreas do Estado com a implantação de um Plano de Ocupação de Imóveis.

Serão feitas ainda as entregas e a continuidade dos planos produtivos regionais, pelo programa Paraná Produtivo – Fase 2, assim como a implantação de governanças e de um sistema informatizado de gestão regional; além de um modelo de gestão de investimentos públicos alinhado com o planejamento para resultados.

Pela Secretaria da Administração e da Previdência, o programa Paraná Eficiente vai apoiar projetos que beneficiam os servidores públicos estaduais em diversas áreas: valorização das carreiras, capacitações continuadas e saúde.

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“O Governo do Paraná entende que o funcionamento da máquina pública está diretamente ligado à atuação dos servidores públicos estaduais. Não há como falar em eficiência na gestão pública, sem pensar em projetos que vão desenvolver cada vez mais os funcionários”, disse o secretário da pasta, Elisandro Frigo. 

Entre os projetos, está a implementação de uma plataforma ainda mais robusta da Escola de Gestão para a oferta de cursos, principalmente na modalidade de Ensino à Distância.

Na área da saúde do servidor, o Paraná Eficiente vai permitir melhorar o modelo ofertado hoje pelo Sistema de Assistência ao Servidor (SAS), benefício concedido aos servidores e seus dependentes legais sem a contrapartida dos funcionários, entre outras iniciativas da pasta. 

Projetos pela modalidade de Programa para Resultados (PforR)

1 – Prestação de Serviços de Saúde: US$ 86.720.000

• Despesas retroativas provenientes da oferta de leitos hospitalares no combate à Covid-19

• 40 Hospitais de Pequeno Porte transformados em Unidades de Cuidado Multiprofissionais

• Transformação digital – SAMU Mobile e Integração de Sistemas

2 – Sistema de Informação de Gestão Ambiental e de Riscos de Desastres: US$ 25.000.000

• Portal i9 Ambiental em operação contendo a Infraestrutura de Dados Espaciais – GeoPR

• Tecnologias para agilizar o licenciamento ambiental e a fiscalização ambiental

• Sistemas e redes de monitoramento ambiental

• Aperfeiçoamento do sistema de alertas da Defesa Civil – SISMAAD

3 – Planejamento e Gestão do Investimento Público: US$ 8.780.000

• Planos Produtivos Regionais Integrados em 8 territórios 

• Modelo de Gestão de Investimento Público 

• Transformação Digital – 98% dos serviços digitalizados e disponíveis ao cidadão

• Gestão patrimonial eficiente e sistema de rastreamento e telemetria da frota de veículos

• Fortalecimento e ampliação da plataforma EAD para capacitação funcional

• Ações do Ipardes

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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