NOVA AURORA

PARANÁ

Banco de Alimentos da Ceasa Paraná conquista prêmio internacional

Publicado em

O programa Banco de Alimentos-Comida Boa, da Ceasa Paraná, que distribui mais de 440 toneladas de alimentos por mês a centenas de instituições assistenciais, conquistou mais um reconhecimento. Dessa vez, internacional, de um dos principais prêmios empresariais do mundo, o Stevie® Awards, criado em 2002 para valorizar as contribuições de organizações do mundo todo.

O Banco de Alimentos conquistou o ouro na categoria de empresa do ano de alimentos e bebidas de médio porte no 21º Annual International Business Awards.

O prêmio, que reúne entidades públicas e privadas com e sem fins lucrativos, recebeu nesse ano 3,6 mil inscrições de organizações de 62 países. A Ceasa e os outros vencedores serão homenageados em cerimônia em Istambul, Turquia, no dia 11 de outubro.

Em suas avaliações, os juízes destacaram o serviço prestado pelo Banco de Alimentos a milhares de pessoas e organizações sociais no combate à fome e ao desperdício de alimentos. “Isso demonstra o comprometimento com o apoio e a sustentabilidade da comunidade, ao mesmo tempo em que lida com um aumento significativo no volume de alimentos coletados e distribuídos”, avaliou a organização do evento.

“O Banco de Alimentos-Comida Boa fez avanços significativos no combate ao desperdício de alimentos e na promoção da segurança alimentar, apresentando resultados impressionantes na coleta e distribuição de alimentos. O impacto do projeto na redução da insegurança alimentar no Paraná é notável, com volumes substanciais de alimentos distribuídos e milhões de pessoas beneficiadas”, prossegue a organização.

Leia Também:  Nova Aurora: Lei Paulo Gustavo inscrições abertas

A presidente do Stevie Awards, Maggie Miller, afirma que a competição deste ano esteve em um nível ainda mais elevado, o que destaca ainda mais o reconhecimento do programa da Ceasa. “Os vencedores demonstraram que suas organizações definiram e alcançaram metas elevadas. Nós os parabenizamos por suas conquistas reconhecidas e estamos ansiosos para celebrá-los no palco em Istambul em 11 de outubro.”

O PROGRAMA – o Banco de Alimentos-Comida Boa surgiu em abril de 2020, logo após a chegada da pandemia da Covid-19. Antes da iniciativa, cerca de 50 toneladas eram desperdiçadas por dia na Ceasa por não serem comercializadas.

A primeira destinação dos alimentos é para as entidades de assistência social. Quase metade deste volume passou a ser reaproveitado. Ao todo, mais de 440 toneladas são doadas por mês, o que representa um volume anual de 5,3 mil toneladas de alimentos.

Atualmente, mais de 330 entidades, como casas de longa permanência de idosos, hospitais públicos, casas de recuperação, projetos de contraturno escolar, abrigos, associações de moradores e famílias em situação de vulnerabilidade social, recebem os alimentos.

Leia Também:  Trabalho de recapeamento asfáltico tem andamento nesse início de 2023

A iniciativa também conta com a participação do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Elas trabalham no processamento dos alimentos e participam de atividades de capacitação em educação alimentar para, posteriormente, repassarem o conhecimento à comunidade.

A segunda destinação dos alimentos do programa atinge os criadouros de animais. Por meio de uma parceria que envolve o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), esse alimento, que já não atende mais aos padrões de comercialização e nem pode ser consumido por humanos, ajuda a matar a fome de diferentes espécies de animais silvestres, boa parte deles resgatados em situação de abandono ou maus-tratos.

São, em média, 29 toneladas viabilizadas por mês pelo programa do Governo do Estado para o Criadouro Conservacionista Onça Pintada, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, em uma parceria que completou um ano em setembro.

A alta capilaridade do programa, somada aos múltiplos benefícios propiciados, fez com que o programa Banco de Alimentos Comida Boa fosse apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior como um exemplo de iniciativa governamental.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  DER/PR encerra sistema pare-e-siga e libera totalmente o tráfego da Estrada da Graciosa

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão abertas novamente neste sábado

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA