NOVA AURORA

PARANÁ

Balé Teatro Guaíra é sucesso de público e crítica na Dinamarca

Publicado em

O Balé Teatro Guaíra foi destaque no Festival de Verão na Dinamarca, o Sommerballet, do Teatro Bellevue. Foram seis espetáculos, quase todos com ingressos esgotados. A companhia apresentou “Castelo”, criação do coreógrafo brasileiro Alessandro Sousa Pereira. Ele também compõe o espetáculo Contraponto, recentemente apresentado no Guairão, em Curitiba, e que percorre mais quatro cidades do Estado até o fim de setembro.

A participação se tornou um capítulo especial nos 55 anos de história da companhia. “Ficamos muito contentes com o convite porque talvez seja um primeiro movimento em direção à visibilidade internacional da companhia. Poder mostrar o trabalho que vem sendo feito, e respaldado por um público internacional, pode trazer um prestígio para o nosso teatro que vai além das fronteiras do Paraná, onde já temos tanta admiração e carinho”, destaca o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni.

O convite foi para dividir o palco com estrelas do Balé Dinamarquês num programa com várias atrações. “O público, que nunca havia ouvido falar do Balé Guaíra, saiu simplesmente estarrecido. A potência dos nossos artistas foi reconhecida pelo aplauso longo e forte”, menciona o diretor.

Leia Também:  Governo do Estado lamenta a morte de José Vitorino Prestes, prefeito de Pinhão

Além do público, a crítica local fez comentários positivos. “Foi um trabalho intenso, moderno e ousado que Alessandro Pereira criou, e é ótimo que o Bellevue Teatret consiga atrair boas companhias estrangeiras para a Dinamarca”, citou o jornal Villabyerne. “Você fica completamente encantado de energia e euforia com a estatal brasileira Balé Teatro Guaíra, que apresenta seu novo trabalho Castelo. Uma noção moderna de um mundo em constante mudança, onde corpo e alma devem lutar para não serem destruídos”, disse o Magasinet KBH.

O trabalho inédito na Europa já levou consigo muitos elos. O coreógrafo Alessandro Pereira é brasileiro, mas o público de lá o conhece, especialmente do Danseteater dinamarquês, ao qual foi afiliado durante 13 anos. A obra tem música de Andreas Bernitt, jovem talento dinamarquês, criada para o Balé Teatro Guaíra.

Das apresentações na Dinamarca, cinco foram em Klampenborg, nos dias 9, 10, 11, 13 e 14 de agosto, e uma em Århus, no dia 16. “A empreitada teve tanto êxito que, antes mesmo do Balé Guaíra retornar ao Brasil, já houve uma sinalização, por parte do teatro da Dinamarca, para que a companhia volte em breve”, destaca o diretor do Balé.

Leia Também:  Governador recebe escoteiros que vão representar o Paraná em encontro na Coreia do Sul

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Copel abre chamada pública para melhorar eficiência energética em escolas públicas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com salário de até R$ 9,2 mil, inscrições para concurso do BRDE encerram na segunda-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA