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Avançam editais de reforma de pontes nas regiões Norte, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou em diário oficial e no portal Compras Paraná o resultado da análise de preços de licitações para reforma de pontes, viadutos e galerias nas regiões Norte e Vale do Ivaí. Ao todo são 29 obras de arte especiais, um investimento previsto de R$ 23.650.709,46.

As duas participantes de cada edital foram classificadas para a etapa seguinte, a abertura de envelopes com documentos de habilitação, já marcada para o dia 1º de março, em auditório na sede do DER/PR em Curitiba, e com transmissão ao vivo pela internet no Youtube.

Serão 24 municípios beneficiados: Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Borrazópolis, Centenário do Sul, Cruzmaltina, Florestópolis, Grandes Rios, Ivaiporã, Jaguapitã, Kaloré, Miraselva, Ortigueira, Pitangueiras, Porecatu, Primeiro de Maio, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sertaneja, Telêmaco Borba e Uraí.

Entre as principais estruturas que serão reformadas, está a ponte interestadual do Rio Paranapanema (PR-323), em Sertaneja, que faz divisa com Florínea, em São Paulo, assim como a ponte do Rio Vermelho (PR-090), no limite entre Alvorada do Sul e Porecatu.

IBAITI – Em uma etapa mais avançada está a licitação para reforma de cinco pontes e um viaduto nos arredores de Ibaiti, no Norte Pioneiro. Nesta segunda-feira (13) o DER/PR realizou a abertura dos envelopes com documentos de habilitação das duas participantes classificadas, que agora serão analisados por comissão de julgamento do DER/PR.

Neste edital o orçamento estimado é de R$ 2.880.706,32, sendo os maiores investimentos destinados à Ponte Rio Laranjinha, em Figueira, e à Ponte Ribeirão Grande, em Pinhalão, ambas na PRC-272, com cerca de R$ 1,2 milhão em reformas, ao todo.

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À FRENTE PARANÁ – As obras fazem parte de um pacote de 20 editais do governo estadual que está revitalizando 195 pontes e viadutos em todo Paraná, com investimento estimado de R$ 118 milhões. Esse é o maior programa de reformas de obras de arte especiais (OAEs) da história do Estado, sendo uma das iniciativas do À Frente Paraná, pacote bilionário de investimentos em infraestrutura em diversas regiões do Paraná.

Estão previstos reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, além de nova pintura, entre outros serviços.

As três licitações ocorrem por Concorrência Pública, na qual é declarada vencedora a proposta mais vantajosa para a administração pública e que tenha a documentação qualificada para contratação e execução das melhorias.

O edital de reforma de OAEs da região de Londrina é o maior do pacote, com investimento individual estimado de R$ 13.633.969,20.

A localidade de cada obra de arte especial pode ser conferida neste mapa.

CP 201/2022 SR Norte – ER Vale do Ivaí

Ponte Rio Imbauzinho, PR-340 no limite entre Ortigueira e Telêmaco Borba
Ponte Rio Bandeirante do Norte, PR-547 no limite entre Pitangueiras e Jaguapitã
Ponte Rio Ivaí, PR-457no limite entre São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí
Ponte Rio Alonso, PR-451 no limite entre Cruzmaltina e Grandes Rios
Ponte Rio das Antas, PR-082 em Grandes Rios
Ponte Rio Branco, PR-535 em Rio Branco do Ivaí
Ponte Rio das Antas II, PR-535 em Grandes Rios
Ponte Rio Bom, PRC-466 no limite entre Kaloré e Borrazópolis
Passa Gado km 59,38, PRC-466 em Borrazópolis
Viaduto km 0,19, PR-444 em Arapongas
Galeria, km 22,84 PR-539 em Rio Bom
Galeria, km 4,00 PR-846 em Ivaiporã
Ponte sobre o Rio Arroio Grande, PR-340 em Ortigueira

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CP 202/2022 SR Norte – ER Vale do Tibagi

Ponte Rio Centenário: PR-534 em Centenário do Sul
Ponte Córrego Alto: PR-534 em Centenário do Sul
Ponte Rio Paranapanema: PR-323 em Sertaneja
Ponte Rio Pirianito: PR-442 em Uraí
Ponte Rio Madrugada: PR-442 no limite entre Assaí e Uraí
Ponte Rio Capim: PR-450 em Porecatu
Ponte Rio Centenário, PR-450 em Centenário do Sul
Ponte Rio Primeiro de Maio, PR-437 em Primeiro de Maio
Ponte Rio Ribeiro PR-437 em Alvorada do Sul
Ponte Rio Gabriel Cunha, PR-445 em Londrina
Ponte Rio Taquara, PR-445 em Londrina
Ponte Rio Vermelho, PR-090 no limite entre Alvorada do Sul e Porecatu
Passa Gado PR-534, em Miraselva
Passa Gado PR-090, em Assaí
Passa Gado PR-537, em Florestópolis
Viaduto km 51,94, PR-445 em Londrina

CP 194/2022 SR Norte – ER Norte Velho

Ponte Rio Barra Grande, PR-090 – no limite entre Curiúva e Sapopema
Ponte Rio Laranjinha, PRC-272 – Figueira
Ponte Ribeirão Grande, PRC-272 – Pinhalão
Ponte Rio Engano II, PR-436 – Ibaiti
Ponte Rio das Cinzas, PRC-272 – Tomazina
Viaduto Ferrovia km 213,33, PR-090 – Ventania

Fonte: Governo do Paraná

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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