NOVA AURORA

PARANÁ

Aulas especiais com bailarinos de renome marcam os 67 anos da Escola de Dança Teatro Guaíra

Publicado em

A interação com grandes companhias é uma realidade para os alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra, que oferece gratuitamente aulas a crianças e jovens. Neste mês de abril, em que a escola completou 67 anos de fundação, eles tiveram a oportunidade de aprendizado com o Grupo Corpo, reconhecido nacional e internacionalmente.

Quarenta e quatro alunos estiveram com parte do elenco, exatamente no dia 6 de abril, data em que foi criado o Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, em 1956, com o objetivo de preparar bailarinos com nível técnico e artístico capaz de formar um Corpo de Baile para o próprio teatro. Era criada, assim, a futura Escola de Dança Teatro Guaíra.

A aula antecedeu a apresentação do grupo no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), fechando a programação da 31ª edição do Festival de Curitiba, após uma recente turnê pela Europa.

Na aula especial, os bailarinos Elias Bouza e Rafael Bittar conduziram a turma pelo balé clássico e pela dança contemporânea, respectivamente. “Uma aula com bailarinos profissionais traz um novo repertório aos alunos e aos professores. Temos contato com uma nova dinâmica, uma nova proposta, diferente daquela que fazemos todos os dias. Isso contribui muito para o desenvolvimento de todos”, destaca a diretora da Escola, Larissa Pansera.

A rede de oportunidades se entrelaça a partir da própria localização da escola, que funciona nos estúdios do Centro Cultural Teatro Guaíra, por onde passam e convivem, nos palcos e nos bastidores, grandes nomes da dança, música e teatro, e alunos e ex-alunos da Escola de Dança.

Leia Também:  Polícia Militar recupera mais de 30 sacos com fertilizantes saqueados de caminhões em Paranaguá

Aos elos dessa rede de contribuições se unem laços profissionais e afetivos. Mariana do Rosário, bailarina do Grupo Corpo, foi aluna da Escola de Dança Teatro Guaíra e atuou no Balé Teatro Guaíra. “Esta minha amiga foi o primeiro contato para a aula dar certo. Embora ela não estivesse nessa turnê, fez questão de que desse certo com outros bailarinos do Grupo Corpo”, conta Larissa.

O segundo momento marcante do mês de aniversário foi com o bailarino Samuel Kavalerski, que ministra oficina no projeto-piloto “Escambo Cinético” para dialogar com a comunidade de dança local. Ele iniciou seus estudos em dança em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado e atuou como bailarino do Balé Teatro Guaíra entre 2000 e 2005.

FUTURO – Para os alunos, as aulas com bailarinos profissionais fundem o presente e o futuro. Os olhos bem atentos para copiar as posições corporais e passos propostos são os mesmos que se abrem para encarar a dança como possibilidade profissional.

“Ter essa vivência de uma aula com bailarinos homens foi muito importante. Foi muito especial porque é um grupo que eu admiro e acompanho. E a gente sai da aula com muita energia, vontade de continuar”, disse o aluno Micahel Welington dos Santos.

Leia Também:  Com medalhistas olímpicos, Vôlei das Estrelas agita programação do Verão Maior Paraná

Maria Clara Czarnobay Nery, 13 anos, já está na Escola há sete. “Já é metade da minha vida”, diz, rindo. Sobre a experiência, ela conta que seria difícil escolher entre o balé clássico e a dança contemporânea depois da aula. “Eu prefiro dançar o balé clássico, mas a aula de contemporâneo, com os ritmos brasileiros, me fez sentir muito confortável. Amei.”

A colega de turma Mariana Bulka Tkatchukno lembra que no começo estava nervosa. “Mas depois fui me sentindo mais relaxada e aproveitei bem poder estar ali com um professor de fora, com outra técnica e uma energia diferente”, conta.

NOVOS HORIZONTES – Outro exemplo recente dessa rede de interações a que os alunos têm acesso foram os ensaios pré-gerais, gerais e assistindo como plateia aos espetáculos da Companhia de Dança Deborah Colker, no ano passado, da qual Larissa fez parte por sete anos.

Ainda mais recente, o ensaio geral do internacional balé Shen Yun, que se apresentou no mês de março no Teatro Guaíra, pôde ser visto pelos alunos. “E eles têm acesso a todas as obras do Balé Teatro Guaíra, tanto nos ensaios gerais como na plateia”, conclui a diretora da Escola.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  Programa de residência técnica intensifica benefícios para o meio ambiente do Paraná

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  Linhas de ônibus de São José dos Pinhais recebem reforço de horários

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA